Aaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
Professora a Distancia: Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia
Professora Presencial: Leilane Sales



O Serviço Social na Contemporaneidade
(Atividades de Práticas Integradas – ATPS)

Iranilda Barbosa Dias RA: 4311765180
Joana Maria de S. Nascimento RA: 876760599
Mariade Fátima de A. Lima RA: 3815667921
Michely Vieira RA: 3873757731
Roberta Caxito RA: 3830722369
Silvanir de Sousa Labes RA: 4311765193

TAGUATINGA – DF
2012

Introdução
O assistencialismo tinha a função de ajudar as pessoas nas suas necessidades imediatas,exploração de trabalho infantil e da mulher, no auxilio ao idoso, viúvas, mendigos com ajudas de voluntários em parceria com a igreja.
A igreja tinha um papel importante nesse aspecto, principalmente apos a criação da UCISS - União Católica Internacional de Serviço Social, onde foi decisiva sua atuação no período da criação das escolas de Serviço Social em nosso continente. A UCISS contribuiupara que o assistencialismo leigo se tornasse assistencialismo profissional com caráter profissional. Houve, logo após essa conquista, a criação de um período que marcou época por seus feitos.
A profissão Serviço Social foi regulamentada em 1957, apesar de já existirem escolas de formação profissional desde 1936. É uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que ograduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente.
O objeto de trabalho do Serviço Social é a diversidade de expressão da questão social seja em qualquer sociedade, havendo, portanto, modificações na forma de pensar e agir daquele que atua na Assistência Social propriamente dita.

Relatório
O trabalho realizadopor um assistente social é bastante complexo, sendo que o Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Otrabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
O Assistente Social se trata de um profissional habilitado para a realização plena de serviços voltados aspessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Essa vulnerabilidade pode ser temporária ou não e o único profissional que pode atestar sobre isso são os próprios profissionais.
Não tem cabimento alguém avaliar vulnerabilidade sem ser formado em Serviço Social. Também, é importante ter consciência de que, esta profissão colhe frutos, na maioria das vezes, a médio e longoprazo
Também é necessário ter bem claro que nunca faremos o papel de família das pessoas que atendemos e acima de tudo quem tem que desejar sair da situação caótica em que se encontram é as próprias pessoas. Piedade não é o caminho.
As Mudanças do Campo de Atuação do Profissional do Serviço Social
Para entender o trabalho do assistente social na dinâmica societária contemporânea épreciso situá-lo no interior do contraditório campo das relações sociais na sociedade capitalista, cuja direção e função social estão historicamente determinadas pela divisão sócias técnica do trabalho e para a reprodução da força de trabalho.
Vale destacar que as profissões institucionalizam-se vinculadas às formações históricas das sociedades. No capitalismo, as particularidades no...
tracking img