aaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 ATIVIDADE sga
Curso: Tecnologia em gestão ambiental
Turma:
Data: 03/07/2014
Disciplina: SGA

- O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era de 275 ppm (partes por milhão), em 1958 era de 315 ppm e em 1982 era de 340 ppm.Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível consequência desse fenômeno?
a) ( )
Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global.
b) ( )
Queimadas na Amazônia; empobrecimento do solo.
c) ( )
Aumento da área de terras cultivadas; aumento nastaxas de fotossíntese.
d) ( )
Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo.
2- Winter (1987) enumera seis razões pelas quais um administrador deve implementar os princípios da gestão com consciência ecológica: sobrevivência humana, consenso público, oportunidade de mercado, redução de riscos, redução de custos, integração pessoal.
Marque a alternativa que exemplifica corretamenteesses princípios.
a) ( )
Atitude emergencial em relação aos impactos ambientais.
b) ( )
Obter certificação a qualquer custo.
c) ( )
Estabelecer metas a curtíssimo prazo.
d) ( )
Elaboração de um sistema de gestão ambiental em conformidade com as necessidades da população.
3- O mundo não será o mesmo depois da COP15 (15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima)realizada em Copenhague, em 2009. Haverá, é claro, muito para se fazer ainda. Mas há também notícias positivas. A primeira delas é que o mundo todo tomou consciência do problema. A segunda é que os Estados Unidos e a China, os dois maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE), concordaram em participar do acordo pela primeira vez, com metas. Comparando a COP15 com as primeiras idéiasambientalistas da década de 60 é CORRETO afirmar que
a) ( )
a alienação, em relação às questões ambientais, característica da década de 60 deu lugar ao engajamento da sociedade civil e dos governos.
b) ( )
atualmente, o controle dos impactos ambientais independe das determinações dos governos.
c) ( )
na década de 60, a sociedade já havia incorporado o conceito de desenvolvimentosustentável.
d) ( )
a pressão das organizações internacionais não conseguiu ampliar o interesse dos governos em incentivar a implantação dos sistemas de gestão ambiental.
4- Uma região industrial lança no ar dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida, portanto está adotando uma política ambiental que inclui o controle desses gases. Espera-se que a mudança no perfil degestão dessas empresas provoque todos os efeitos a seguir, EXCETO:
a) ( )
maior satisfação dos clientes.
b) ( )
menor produtividade.
c) ( )
redução de riscos.
d) ( )
melhoria na imagem da empresa.
5- Leia o texto.
“Localizada no município de Quirinópolis, no sudoeste de Goiás, a usina Boa Vista é hoje um dos melhores exemplos do que esse setor pode esbanjar em termos demodernidade e excelência. Inaugurada em 2008 e integrante do grupo São Martinho, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do país, a Boa Vista tem sua colheita 100% mecanizada. No estado de São Paulo, a média de mecanização dos canaviais não passa de 55%. Toda a energia consumida é gerada pela própria usina. Uma nova tecnologia permitirá que o caldo de cana da Boa Vista se transforme emmatéria-prima para um leque de produtos muito mais diverso e sofisticado do que as commodities que ela hoje produz.” (Fonte: Planeta sustentável, 2010)
Considerando o Sistema de Gestão Ambiental, o texto demonstra a preocupação das empresas com
a) ( )
identificação dos requisitos legais e consequente adequação dos processos produtivos.
b) ( )
avaliação de resultados obtidos a fim de...
tracking img