Aaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É possível tutela antecipada em ação possessória fundada em posse velha
http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=106579
http://tayliton2012.blogspot.com.br/2011/04/posse-nova-posse-velha-e-possivel.html
http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=132
informações gerais:http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10
modelos de reintegração:
http://www.peticoesonline.com.br/modelo-peticao/acao-de-reintegracao-de-posse-de-imovel-rito-especial-forca-nova
http://www.igf.com.br/blog/modelos-de-documentos/Peticao/Civil-e-processo-civil/Acao-de-reintegracao-de-posse-ante-esbulho-possessorio

Comodato. Reintegração de posse. Comodato verbal. Notificação extrajudicial para a entrega do imóvel.Recusa de devolução. Esbulho configurado. No comodato a posse é transmitida a título provisório, de modo que os comodatários adquirem a posse precária, sendo obrigados a devolvê-la tão logo o comodante reclame a coisa de volta. Com a notificação extrajudicial, extingue-se o comodato, transformando-se a posse anteriormente justa, em injusta, em virtude da recusa de devolução do imóvel após otranscurso do lapso temporal estipulado, caracterizando o esbulho, sendo o manejo reintegratório o meio apto para reaver o imóvel.

http://tex.pro.br/tex/listagem-de-artigos/223-artigos-dez-2005/5171-acao-de-restituicao-de-coisa-dada-em-comodato-com-fundamento-no-art-461-do-cpc

Processo 3451533720108260000 SP
Relator(a):
Sandra Galhardo Esteves
Julgamento:
19/01/2011
Órgão Julgador:
12ªCâmara de Direito Privado
Publicação:
28/01/2011
Ementa
COMODATO VERBAL. NOTIFICAÇÃO JUDICIAL DO COMODATÁRIO.EXTINÇÃO. ESBULHO CARACTERIZADO. AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE. MEDIDA LIMINAR. CABIMENTO.
"Havendo prova suficiente a respeito da existência do comodato verbal e da sua extinção pela notificação judicial, fica caracterizado o esbulho e cabível é a medida liminar de reintegração de posse naação de força nova manejada contra o comodatário para esse fim.Situação fático-jurídico-processual dos autos originários que autoriza providências alternativas para a execução diferenciada da ordem judicial, diante das peculiaridades do caso concreto. "Agravo improvido. Providências alternativas determinadas.

petição inicial de extinção de comodato notificação judicial.

MODELO DE PETIÇÃO DENOTIFICAÇÃO JUDICIAL – COMODATO POR PRAZO INDETERMINADO
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de …………..
(nome, qualificação e endereço), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo (doc. n.º 01), vem, respeitosamente, NOTIFICAR JUDICIALMENTE a (nome, qualificação e endereço), mediante as razões de fato e direito adiante articuladas:
01. A notificante éproprietária dos imóveis constituídos pelos lotes números …. e …. da quadra …. da ….. seção suburbana desta capital, localizados na rua ….., bairro ….., conforme respectivas matrículas números …. e ….., registradas perante o Cartório do …. Ofício de Registros de Imóveis, ora anexadas (doc. n.º 02).
02. Em virtude do concubinato que o notificado mantinha com uma das sócias do notificante, ……., foi-lhepermitido permanecer na posse dos lotes acima identificados através de contrato de comodato verbal e gratuito desde o ano de …….
03. Entretanto, não mais interessa ao notificante a sua ocupação nos referidos imóveis, tendo a presente notificação o intuito único de denunciar o comodato verbal e gratuito.
04. Pacificado no colendo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA que:
“COMODATO – PRAZO INDETERMINADO –NOTIFICAÇÃO. Tratando-se de comodato por prazo indeterminado, para a restituição do bem, é suficiente a notificação do comodatário” (REsp. n.º 236.454/MG, rel. Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, DJU 11-06-01)
“COMODATO – EXTINÇÃO – NOTIFICAÇÃO. O comodato gratuito se extingue com a notificação do comodante” (REsp. n.º 286.339-RJ, rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, DJU 25-06-01)
“O esbulho se...
tracking img