Aaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO

Neste capítulo temos retomado o processo administrativo, o qual toma as decisões que são agrupadas em quatro categorias: planejamento, organização, execução e controle, mais o papel dos gerentes que também são importantes para o comando da empresa nos processos administrativos.






Para Henry Fayol, integrante da Escolaclássica de administração e engenheiro, uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas:


▪ Técnica: Produção e manufatura


▪ Comercial: Compra, venda e troca.


▪ Financeira: Procura e utilização de capital


▪ Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas


▪ Contabilidade: Registro de estoques, balanços,estatísticas e etc.


▪ Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.


Ele também acabou sugerindo que esta ultima função era a mais importante em um uma empresa. Assim acabou por definir cada um de seus componentes da seguinte maneira:

▪ Planejamento: Traçar planos e examinar o futuro


▪ Organização: Montagem da estrutura humanae material


▪ Comando: Manutenção da atividade da empresa


▪ Coordenação: Harmonia entre atividade e esforço


▪ Controle: Cuidados tomados para a realização do plano traçado



Segundo Koontz e O’Donnel, da Universidade da Califórnia, os gerentes aplicam e usavam as cinco funções simultaneamente, ao contrario do que muitas pessoas falavam pensando queeram aplicadas em uma seqüência.
Contudo, os dois escreveram um livro que fora usados como referencia onde adotavam quatro funções, eliminando comando e coordenação e incluindo liderança, que basicamente é uma mistura de coordenação com direção, motivação e participação para formar uma liderança capaz de fazer funcionar todos os outros processos.



❖ Portanto para Fayol, uma empresaficaria segmentada da seguinte maneira:




[pic]










Outros autores também seguiram a linha de segmentação de funções sugerida por Fayol além dos citados acima como Gulick e Urwick que reformularam as cinco e adicionaram mais duas. Como por exemplo, a função de orçamento e informação e controle.
Além, de autores, a idéia do processo administrativo chegou ao Governoestadunidense, mais precisamente nas Forças Aéreas.




Mas devemos dar mais atenção a Peter Drucker que criou a expressão administração por objetivos (APO). Onde enfatiza a necessidade de, definir objetivos e avaliar resultados em áreas de desempenho que são monitoradas através do uso do APO, como por exemplo, a área de produtividade, rentabilidade e recursos financeiros e físicos da empresa.Para uma melhor explicação, a APO é uma aplicação, na prática, dos conceitos de planejar, organizar, executar e controlar.
Onde temos uma definição de objetivos que são cobrados pelos seus resultados pela matriz, que por sua vez planeja e controla a estratégia de produção. A parte de organizar, e executar tal estratégia fica por parte da empresa. Assim concluindo a execução das quatrofunções do processo administrativo.

A Administração por objetivos de Drucker é dividia em três componentes:

▪ Objetivos Específicos: Devem ser definidos de maneira específica, deve ser de acordo com a área atendida da empresa. Além de ser mensurável, ou seja, os objetivos finais devem ser medidos quantitativamente.
▪ Tempo definido: Prazo específico e definido para a realização dosobjetivos, e prazos intermediários para verificação de desempenho da execução do planejamento.
▪ S
▪ Feedback sobre o desempenho: Conclusão do desempenho final e atitudes a serem tomadas no caso de falhas.


➢ Aqui podemos perceber que Tempo definido e Feedback sobre o desempenho, juntos, formam o conceito de controle.


Entraremos agora para as definições das funções do...
tracking img