Aa etnias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ETNIAS
Para haver de fato uma raça, no sentido puro de termo, é necessário que uma dada população permaneça isolada por longo tempo( centenas de gerações), duranteo qual os cruzamentos ocorrem apenas entre os indivíduos dessa mesma população.Isso não acontece na população mundial, com exceção talvez de habitantes de algumas ilhase num passado remoto.Graças as migrações de uma área para outra, ao comércio, as guerras, etc. Em todas essas formas de contatos sempre houve miscigenação.
Tendo emvista todas as dificuldades que existem para aplicar o termo raça a espécie humana, vários cientistas resolveram substituí-lo por etnia.Quando observamos a população decertos países , notamos que existem vários grupos diferentes( que possuem traços comuns físicos ou culturais) e um sentido de identificação, de pertencer a um mesmo grupo.Tomemos como exemplo a população brasileira; os negros, os diversos grupos indígenas, os descendentes de portugueses, os italianos, os japoneses e outros.
O termo raçanão é adequado, pois tanto uma raça pode estar presente em vários desses grupos e em alguns casos um grupo pode abranger várias raças. O fundamental é o sentimento deidentificação, tanto do próprio grupo como da sociedade nacional. Pouco importa se a base para isso é a cor da pele, o idioma original, um sentimento em comum ou deproblemas semelhantes, etc.
O termo etnia não é muito rigoroso pois nele pode incluir, tanto grupos de pessoas originais de uma certa nacionalidade ( italianos, alemães,portugueses japoneses,etc.), como os que tem em comum algum traço físico (a cor da pele geralmente), ou até mesmo várias culturas, como as diversas sociedades indígenas.
tracking img