a4572579@drdrb.net

14951 palavras 60 páginas
55
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Unidade II
O PROJETO DE PESQUISA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DA
REALIDADE SOCIAL
5 Considerações sobre a pesquisa em Serviço Social
A questão da pesquisa é fundamental quando se fala em discutir sobre a prática social que desenvolvemos. Considerando que as práticas são postas socialmente e construídas conforme as demandas, podemos concluir que não há como produzir novas práticas somente com a reprodução do já produzido, mas sim por meio da pesquisa.
As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço
Social, pois as pesquisas quantitativas são importantes para dimensionar os problemas com os quais trabalhamos, mas insuficientes em face da complexidade da questão social.
A relação entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa é de complementariedade e articulação, e não de oposição.
As Ciências Sociais, como estudo de comportamento humano e social, são ciências específicas com metodologia própria.
A atividade acadêmica tem como uma de suas finalidades a produção de pesquisas sociais, a elaboração de projetos socialmente válidos, possibilitando assim que a universidade cumpra seu papel social. As profissões da área social, como o Serviço Social, não podem investir somente na capacidade operacional. A questão da pesquisa, a consistência argumentativa, a fundamentação teórica, a construção do saber, fazem parte da construção de práticas sociais coletivas.
As metodologias qualitativas de pesquisa são priorizadas no Serviço Social pelas contribuições trazidas da área social pela via qualitativa. O Serviço Social, durante muito tempo, utilizou a pesquisa clássica, ou seja, a pesquisa quantitativa; porém, em função da própria questão social, o modo como as pessoas vivem não aparece com clareza nas pesquisas quantitativas. Já nas pesquisas qualitativas essa questão é discutida e analisada com mais eficiência.
Além da busca por descrições de índices,

Relacionados