Ações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AFO II ASSUNTO 03
Ações
Capítulo 5 Capítulo 7 itens 7.2 e 7.3

Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 1

Ações....
.....são a menor fração do capital de uma empresa. Possuir uma ação significa ser proprietário de uma parte de uma determinada empresa. A empresa (sociedade anônima) emite ações quando quer captar dinheiro para futuros investimentos, diluindo a participação nocapital da empresa
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 2

Ação ao portador Este tipo de ação não existe mais. Foi revogada pela Lei 8201/90. Era um documento que não trazia o nome do seu proprietário e portanto, pertencia àquele que a detivesse em seu poder. ou..... Ação nominativa Ação que identifica o nome de seu proprietário e sua venda é registrada no Livro de Registro de AçõesNominativas da empresa que a emitiu.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 3

Ação ordinária Ação que confere a seu titular o direito de voto em assembléia. O proprietário de uma ação ordinária tem o direito de eleger a diretoria (conselho) da empresa que a emitiu. ou.... Ação preferencial São ações que garantem ao acionista prioridade no recebimento de dividendos e de restituição decapital no caso de eventual extinção da empresa. No entanto, não garantem direito de voto em assembléia.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 4

Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 Dispõe sobre as Sociedades por Ações.
última atualização - Lei 11.941, de 27.05.2009 Características • Art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e aresponsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 5

O que é uma companhia aberta?
• Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão. • São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures enotas promissórias para distribuição pública.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 6

Rentabilidade
• É variável. Parte dela, composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa, advém da posse da ação; outra parte advém do eventual ganho de capital na venda da ação.

Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 7

Dividendos
• Osdividendos correspondem à parcela de lucro líquido distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, ao fim de cada exercício social. A companhia deve distribuir, no mínimo, 25% de seu lucro líquido ajustado. As ações preferenciais recebem 10% a mais de dividendos que as ordinárias, caso o estatuto social da companhia não estabeleça um dividendo mínimo. • Quando uma empresaobtém lucro, em geral é feito um rateio, que destina parte deste lucro para reinvestimentos, parte para reservas e parte para pagamento de dividendos.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 8

Juros sobre o Capital Próprio
• As empresas, na distribuição de resultados aos seus acionistas, podem optar por remunerá-los por meio do pagamento de juros sobre o capital próprio, em vez dedistribuir dividendos, desde que sejam atendidas determinadas condições estabelecidas em regulamentação específica.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 9

Bonificação em Ações
• Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas, em número proporcional às já possuídas.Copyright © 2004 Pearson Education, Inc.

Slide 10

Como funcionam as subscrições de novas ações?
• Os acionistas têm, ainda, preferência na compra de novas ações emitidas ou direito de preferência na subscrição. Além de garantir a possibilidade de manter a mesma participação no capital total, esse direito pode significar ganho adicional, dependendo das condições do lançamento. Por fim, se...