Ações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AÇÕES
As ações são títulos de participação negociáveis, que representam parte do capital social de uma sociedade econômica, que confere ao seu possuidor o direito de participação nos resultados da mesma. Podem ser consideradas como um certificado ou título de propriedade, representativo das partes do capital social de uma sociedade econômica. O acionista é, portanto, proprietário de uma parcelada empresa, correspondente ao número de ações que possui.
As ações diferenciam-se segundo os seguintes critérios:
· empresa emissora;
· espécie – ações ordinárias ou preferenciais; e
· classe – durante sua emissão as ações também podem ter diferentes classes em função dos objetivos específicos a que se propõem ou de restrições quanto a sua posse. Algumas recebem letras para diferencia-las(A, B, C etc.).

Em composição acionária de uma companhia aberta, algumas considerações relevantes devem ser feitas pelo empresário com respeito ao controle acionário da Sociedade Anônima. O tipo das ações que serão emitidas e colocadas aos futuros acionistas é uma consideração importante para a manutenção do controle acionário.
Existem, basicamente, dois tipos de ações:
1. ações ordinárias oucomuns, que gozam, em toda a plenitude, dos direitos de participação na administração da sociedade e nos resultados financeiros, portanto, têm como característica básica o direito do voto;
2. ações preferenciais que em troca de determinados privilégios (preferência nos resultados da empresa) têm privado o seu direito de voto.

De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, uma empresa teráobrigatoriamente que emitir, no mínimo, 1/3 do seu capital social em ações do tipo Ordinária e no máximo 2/3 em ações do tipo Preferencial. Essa determinação repercute na emissão das ações, no sentido que:
· Ações Ordinárias (O) podem ter uma emissão máxima de 1/3.
· Ações Preferenciais (P) podem ter uma emissão mínima de 2/3.

Algumas ações, em função do valor e tamanho das empresas que elasrepresentam, recebem a designação de Blue Chips. Este termo originário das mesas de pôquer era utilizado para designar as fichas mais valiosas. No caso das ações refere-se às empresas de maior preferência pelos investidores no mercado.

AÇÕES PREFERENCIAIS
As ações preferenciais têm como característica fundamental à prioridade sobre as ações ordinárias no recebimento de dividendos e de receber, nocaso de dissolução da sociedade, a sua parte. Podem existir diversas classes de ações preferenciais (classe A, classe B etc.) dependendo das vantagens ou restrições que elas apresentam. As vantagens ou preferências, bem como as restrições que essas ações possuem, devem constar claramente nos estatutos da companhia.
Conforme a cláusula de regras: são três preferências que os acionistas detentoresde ações preferenciais adquirem, com suas ações:

Preferências:
è Na distribuição de resultados
è No reembolso de capital
è Na acumulação das situações acima

· Em caso de não-distribuição de resultados por três exercícios consecutivos as ações preferenciais adquirem poder de voto, capaz de comprometer a situação do acionista controlador. O estatuto da companhia pode conferir poder de votoàs preferenciais;
· Os capitais dos controladores não ficam ociosos: podem ser aplicados na compra de mais companhias, criando os grandes conglomerados empresariais. Em alguns casos, o controle acionário não precisa de mais do que 5% do capital;
· Em países de mercados desenvolvidos, as ações preferenciais são conhecidas como widow stocks (ações das viúvas), porque têm conotação de rendas, degarantia de distribuição de resultados econômicos oriundos da atividade da companhia. O lucro é mais importante do que o comando das decisões, o poder na companhia.

AÇÕES ORDINÁRIAS
As ações ordinárias têm como característica principal o direito ao voto. Numa sociedade anônima é por meio do voto que o acionista tem o direito legal de controle da organização.
O acionista ordinário, como...
tracking img