Ação social

Páginas: 31 (7663 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2011
ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3
ACÇÃO SOCIAL NA BÍBLIA 4
Antigo Testamento 4
Exemplo de Jesus 6
Novo Testamento 8
ACÇÃO SOCIAL NA IGREJA 10
Alguns aspectos históricos 10
Amor prático 15
Sal e luz na terra? 16
RESPONSABILIDADE DA IGREJA 19
Saindo dos muros 19
Comunidade de justiça 20
CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 24

INTRODUÇÃO

Este estudo, foi feito com o objectivo dedescobrir a importância da acção social na igreja dos nossos dias, tendo como pano de fundo, as escrituras sagradas, história da igreja primitiva e também o exemplo deixado por Jesus Cristo.
Será que o trabalho de acção social deve ser presente nas nossas igrejas contemporâneas? Será que esse trabalho é um dever moral e ético, que pode ser uma opção das nossas igrejas? Ou será um mandamentoespecífico (ordem), da parte de Deus para a sua igreja em qualquer época?
Este é um assunto que realmente parece ser importante e deve ser visto como algo em que as igrejas deveriam meditar para ver se estão fazendo o que Deus pede delas. Durante os vários anos que sou “crente”, tenho visto como existem outras igrejas cristãs e não cristãs, que não são evangélicas e até mesmo outras religiões emovimentos religiosos como os espíritas e alguns grupos humanistas, que têm feito grandes trabalhos de acção social, trabalhos esses de bom testemunho perante os mais necessitados e até mesmo descrentes e sociedade em geral. Esses trabalhos não só são feitos em Portugal, mas também em outros países que já tive a oportunidade de visitar.
Será realmente que as igrejas estão desenvolvendoprojectos nessa área, ou a maioria delas estão a falhar? O objectivo do estudo é abordar este tema e tirar algumas dúvidas que possam existir. As conclusões têm como objectivo e alvo, esclarecer essas dúvidas e tentar se for o caso, ajudar as nossas igrejas a servir a Deus cada dia melhor e mais, como ele deseja.

ACÇÃO SOCIAL NA BÍBLIA

Este capítulo pretende focar o que nos diz a Bíblia, emrelação ao comportamento que Deus queria que seu povo tivesse para com os pobres e necessitados, isto estudando o Antigo Testamento. Visaremos também o exemplo que Jesus Cristo nos deixou e como ele tratava este assunto, e por ultimo alguns exemplos da igreja primitiva e a importância que eles davam aos pobres e necessitados. Será que eles seguiram o exemplo deixado pelo Mestre Jesus?

AntigoTestamento

Quem lê detalhada e atentamente as escrituras no Antigo Testamento, pode facilmente compreender que no decorrer da história de Israel, Deus sempre demonstrou um grande e especial interesse por as pessoas mais pobres e menos favorecidas, pessoas essas com problemas sociais. Deus não só demonstrou esse interesse, como também o exigiu do seu povo (Israel).
Podemos ver como Deus nodia em que fez a aliança com o seu povo, (recém libertado do Egipto), deu instruções e mandamentos claros a seu servo Moisés, de como eles deveriam de comportar-se. Nessas instruções e mandamentos Deus logo demonstrou uma preocupação com, as viúvas, os órfãos, os estrangeiros, os necessitados e os mais oprimidos.
No livro de Deut.15:7-11, o Senhor faz referências de como o seu povo deveemprestar e ajudar livremente aos pobres. Vemos aqui que Deus não dá um conselho ao seu povo, mas sim ele dá uma ordem clara e directa, como podemos ler no (ver. 11). Também lemos no livro de Lev.19:9e10, como o Senhor manda a Israel que, quando vá colher o fruto das suas plantações e fazer as vindimas das suas vinhas, não colha todo o fruto nem apanhe as uvas que caiam ao chão da vindima, mas antes quedeixem algum fruto e as uvas caídas, para os pobres e necessitados de entre eles. Também quando Deus manda que sejam feitos os dízimos, um dos objectivos e propósitos de Deus era de que através desses dízimos os mais necessitados poderiam ser ajudados (Deut.14:29).
Através da leitura do Antigo Testamento podemos entender que Deus não só ordenava o cuidado dos mais necessitados, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação social
  • ação social
  • Açao social
  • Ação Social
  • Ação social
  • Ação Social
  • ação social
  • Ação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!