Ação humana

Páginas: 11 (2746 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
Quais os critérios que nos permitem tomar boas decisões? Para responder a esta questão surgiram várias perspectivas filosóficas que se enquadram no contexto histórico e cultural da Idade Moderna que, tendo origem no Renascimento, descobriu através do Iluminismo do século XVIII uma nova concepção de indivíduo e de sociedade. Nesta época, o homem passa a ser entendido como um ser capaz de usar arazão. A questão inicialmente enunciada trata do problema da fundamentação da moral, no âmbito da qual consideremos dois tipos de teorias distintas:
– Éticas teológicas, que sustentam que o valor dos actos morais se determina pela observação dos seus resultados, fins ou consequências. É o caso do Utilitarismo de Stuart Mill.
– Éticas deontológicas são as que consideram que o valor das acções sedetermina pela intenção do sujeito. É o caso da ética do dever de Kant.
Na filosofia de Kant, o papel da razão está em sintonia com os conceitos e modos de ver e pensar da época. Kant é o filósofo do século XVIII, o filósofo da ilustração. É o pensador mais representativo do iluminismo, do entusiasmo pela liberdade e pela emancipação do homem em relação a todas as formas de repressão mental. Ousarpensar é a fórmula mais repetida e com a qual se pretende despertar a razão humana contra toda e qualquer tirania exterior à razão. É neste contexto que se pode dizer que a ética de Kant é uma ética autónoma, formal e deontológica, em oposição às éticas até então desenvolvidas.
Segundo Kant, o homem que se rege por éticas materiais não tem autonomia da razão, ou seja, não possui uma razão livrepara decidir por si, limitando-se a obedecer aos ditames do desejos e das inclinações. O Homem, ser sensível e racional, é capaz de se regular por leis que impõe a si mesmo. Para Kant, a boa vontade é a condição da moralidade, sendo esta concebida independentemente das acções. Deste modo, Kant propõe uma ética racional por considerar que só assim será universal e com capacidade de restituir aohomem o poder de decidir livremente os actos que julga dever fazer. A autonomia da razão. Ou autonomia moral, consiste em o homem ter força suficiente para seguir as disposições da razão, ainda que os apetites e inclinações biológicas ameacem desvia-lo para uma direcção diferente. A moral de Kant é, assim, uma moral racional.
O respeito pelo dever é uma noção central na ética de Kant, que distingueno homem três espécies diferentes de acção:
* Acções contrárias ao dever, que são, portanto, acções destituídas de valor moral, que não cumprem as regras ou normas morais e que surgem sempre por inclinações sensíveis, encontrando-se no campo da imoralidade e da ilegalidade.
* Acções conformes ao dever são acções que cumprem as regras ou normas morais, mas que decorrem de interesses evantagens pessoais ou por qualquer sentimento. Como tal, também estas são, para Kant, desprovidas de valor moral, apesar respeitarem a legalidade.
* Acções por dever são aquelas que cumprem as regras ou normas morais e que ocorrem por total respeito pela lei moral. Surgem por uma exigência puramente racional, cumprindo todos os critérios para que sejam consideradas acções verdadeiramente morais.
Épois importante distinguir entre moralidade e legalidade – se a moralidade caracteriza as acções realizadas coerentemente por dever, a legalidade caracteriza as que são conformes ao dever, mas que podem muito bem ter sido realizadas com fins egoístas ou por motivos pouco válidos.
Isto significa que Kant, defensor de uma ética deontológica, considera que o homem só age bem se actuar por respeitopelo dever. E agir com intenção de cumprir o dever é agir por respeito à norma moral e não por submissão às consequências ou ao fim a atingir. Esta intenção só é pura se derivar de uma vontade que segue a razão. Entende-se assim vontade como a faculdade do espírito humano capaz de contrariar a força dos desejos e inclinações sensíveis e de determinar a acção de acordo com o Imperativo Moral,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação humana
  • A ação humana
  • A ação humana
  • Ação humana
  • Ação humana
  • ação humana
  • ação humana
  • açao humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!