Ação geológia da água,vento e gelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CAMPUS REGIONAL DE UMUARAMA CURSO DE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE

TRABALHO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA AÇÃO GEOLÓGICA DA ÁGUA,VENTO E GELO

Aluno: Alberto Ceccon Coelho Júnior

UMUARAMA - PR 2011

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CAMPUS REGIONAL DE UMUARAMA CURSO DE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE

TRABALHO DE ELEMENTOS DE GEOLOGIA AÇÃO GEOLÓGICA DAÁGUA,VENTO E GELO

Trabalho apresentado à Disciplina de Elementos de Geologia do Curso de Tecnologia em Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Maringá, como requisito parcial para a média do Bimestre.

UMUARAMA - PR 2011

2

1 – INTRODUÇÃO A água é a capacidade de um conjunto de processos que pode causar modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feiçõesterrestres,a água pode ser encontrado em 3 estados físicos:líquido,sólido,vapor. E o vento é causado pelo movimento das massas de ar, porém é individualmente principal nas regiões áridas como nos desertos. E o gelo é a massa continental de limites definidos, que se movimentam pela ação da gravidade, originando-se pela acumulação de neve e sua capacitação por pressão transformando em gelo. Este trabalhotem por objetivo aprender e entender o que significa e o que pode causar a Ação Geológica da Água,do Vento e do Gelo.

3

2 – DESENVOLVIMENTO BIBLIOGRÁFICO 2.1 Ação Geológica da Água A água encontrada na terra em três estados físicos: sólido, líquido e vapor. A quantidade de água que circula na terra é praticamente a mesma, parte dela está retida nos pólos em forma de gelo, porém a maiorparte da água no planeta está no estado líquido. Quando chove sobre a superfície da terra, uma parte da água se evapora e retorna à atmosfera, outra parte corre por sobre a superfície dos continentes, constituindo as águas de escoamento superficial (rios e cursos de água). Quando a água encontra obstáculos para o escoamento ou depressões formam os lagos, salvo em casos específicos os rios desembocamnos mares, porém, parte da água das chuvas, infiltram-se no solo por aberturas interstícios e fratura das rochas, preenchendo todos os espaços subterrâneos vazios. A água subterrânea: a água subterrânea circula e acumula-se nos vazios existentes nos solos e nas rochas. Os vazios são classificados em espaços intersticiais dos grãos (rochas sedimentares). Distribuição da água subterrânea: num cortevesical do lençol subterrâneo, verificase uma clara separação por zonas de água existente reconhecendo-se as seguintes zonas; aeração, capilar e saturada. Descarga de água subterrânea: grandes quantidades de água subterrânea chegam à superfície, seja artificialmente através de poços, seja por descarga natural. Tabela 1- Principais processos e respectivos produtos da ação geomórfica da águasubterrânea. Processo Pedogênese (intemperismo químico) Solifluxão Erosão interna, solapamento Carstificação (dissolução) Produto Cobertura pedológica (solos) Escorregamento de encostas Boçorocas Relevo cárstico, cavernas, aqüífero de condutos

Poços artesianos: uma camada permeável, um arenito poroso e pouco compacto, por exemplo, pode estar situada entre duas zonas de camadas impermeáveis, tais comobasaltos e folhelhos. O bombeamento do poço: em regra, o bombeamento dos poços provoca uma descarga artificial que tende a rebaixar o lençol. Fontes: sempre que a superfície do solo intercepta a superfície da água subterrânea, forma-se uma fonte.

4

Ação erosiva: nas vertentes mais íngremes, a velocidade das águas é grande, formando sulcos e arrastando os resíduos resultantes. Delta: é umamassa de sedimentos, parte sub aérea e parte sub aquática, depositada em um corpo de água (oceano ou lago) basicamente pela ação de um rio. A plataforma continental brasileira: surgiu no cretáceo inferior com o rompimento entre continentes africano e sul americano, à medida que os continentes se afastaram, aumentava o basculamento dos blocos, em direção à leste, produzindo no Albiano (cretáceo...
tracking img