Ação administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação
APOENA

AÇÃO ADMINISTRATIVA

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Fortaleza-CE
2011

Centro de Educação APOENA

Turma ED102 - Noite

Organização Básica do Trabalho

Professora: Janine Fonteles

Equipe:

André Luiz Paiva
Antonio MarcosFabio Ibiapina
Fabrício Santos de Sousa
Francisco Antonio Jr.
Francisco Emanuel
Gilson Sousa
Paulo Ricardo
ValdísioJosé de Sousa

Fortaleza-CE
2011
Introdução

O conceito de ação administrativa abrange todas as ações desenvolvidas no âmbito das organizações pelos seus mais distintos agentes. Compreender os substratos sobre os quais tais ações se assentam é entender as diversas características dos mundos racionais e éticos nos quais as mesmas se concretizam, e onde se conflitam devido às suasdisparidades.

Pode-se ser entendida, como o faz Guerreiro Ramos (1983), ou seja: a ação administrativa é “...modalidade de ação social, dotada de racionalidade funcional, e que supõe estejam os seus agentes, enquanto a exercem, sob a vigência predominante da ética da responsabilidade.” ( p.47) e mais adiante destaca que para se compreender a fundo a ação administrativa é necessário referir-se “...àracionalidade funcional, à racionalidade substancial, à irracionalidade funcional, à irracionalidade substancial, à auto-racionalização da conduta, à ética da responsabilidade, à ética da convicção ou do valor absoluto, e à dualidade de espaços existenciais” (p.49)
Ação Administrativa
Funções Organizacionais

A competência superior em pelo menos uma das funções organizacionais éimperativa para a excelência em qualquer segmento de atuação. Todas as funções estão inter-relacionadas e sempre procuram capturar os benefícios advindos desta característica, mas normalmente os projetos são feitos sob um único enfoque. Entretanto, sob qualquer um dos enfoques, a preocupação contínua com crescimento, lucratividade e perenidade permeiam todo o trabalho administrativo.

Aárea organizacional trata essencialmente de pessoas e da forma como elas se relacionam quando estão em busca de objetivos de suas empresas. Assuntos como cultura organizacional ou eficiência do trabalho em equipe são problemas recorrentes e de grande importância.
Normalmente não realizamos estudos organizacionais no sentido puro da palavra. Por outro lado, não é possível excluir a parteorganizacional de um projeto de outra área, de modo que tratamos de questões organizacionais em praticamente todos os nossos projetos.
O objetivo primordial da área organizacional é fazer com que os associados de uma empresa (sócios, empregados e fornecedores) trabalhem alinhados e em seu benefício. Para tanto, já ajudamos clientes a resolver conflitos societários, a mudar a forma como aadministração é cobrada, a introduzir uma cultura mais voltada ao desempenho, a selecionar mais apropriadamente seus executivos ou a desenhar novos formatos organizacionais que podem ter maior impacto nos resultados.

Estratégia

É um plano de ação e ações para uma conquista; ela identifica os passos e ações que a empresa deve tomar para que a conquista seja realizada.Elementos importantes da conquista são o entendimento e a superação dos concorrentes, o cumprimento de seu papel, a atração dos clientes e a criação de riqueza para os envolvidos (empresa, empregados, governo e sociedade).

| |

Produção (operações)

A área de operações é onde normalmente está o negócio verdadeiro de uma empresa. Uma empresa que...
tracking img