9periodo

1930 palavras 8 páginas
Infraestrutura urbana e o crescimento populacional
Estamos nos deparando, cada vez mais, com vários problemas urbanos causados pelo crescimento excessivo da população em um único espaço, sem a preocupação do aumento da estrutura urbana.

Considerando o aspecto econômico, a infraestrutura urbana deve propiciar o desenvolvimento das atividades produtivas, isto é, a produção e comercialização de bens e serviços. E sob o aspecto institucional, entende-se que a infraestrutura urbana deve propiciar os meios necessários ao desenvolvimento das atividades políticoadministrativas, entre os quais se inclui a gerência da própria cidade.
(NETO, 1997. p. 40).

A superpopulação das cidades vem sendo provocada, também, devido ao intenso fluxo de migrantes que vão para as cidades em contínuo crescimento econômico, à procura de emprego e, como consequência, há uma demanda sempre crescente de habitações. Essa demanda faz com que sejam construídas em um único lote, que teria capacidade ocupacional para três famílias, com média de quatro a cinco pessoas cada, edificações que passam a abrigar 12 famílias ou mais, a depender do tamanho do lote. Ou seja, aumenta o número de habitantes por metro quadrado, mas não aumenta a infraestrutura necessária a esse crescimento, gerando assim alguns impactos sócios ambientais.
Esse sistema de infraestrutura é constituído por alguns subsistemas: subsistema viário; subsistema de drenagem pluvial; subsistema de abastecimento de água; subsistema energético e subsistema de comunicação. Subsistemas esses essenciais para que uma cidade possa fluir evitando o surgimento de alagamento de ruas, congestionamento de trânsito e falhas nos serviços de atendimento a população por parte do poder público, etc. (PUPPI, 1981).
Muitas cidades do Brasil não estão diferentes do modelo de cidades citado acima. Estamos nos deparando cada vez mais com os esses tipos de problemas. Assim, será feito um levantamento dos problemas que estão afetando a cidade e alguns pontos que

Relacionados

  • Concurso Mp
    13047 palavras | 53 páginas
  • Prefeitura PP
    13047 palavras | 53 páginas