9BB matriz forum atividade individual logistica abastecimento distribuicao terceirizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual*

Módulo: 5
Fórum: Atividade Individual
Título: É possível que parcerias com um ou mais operadores logísticos seja capaz de gerar resultados benéficos para asorganizações
Aluno: Vanessa de Morais Bom
Disciplina: Logística - abastecimento, distribuição e terceirização (on-line)
Turma: 35 – Junho - 2014
Introdução

Os efeitos da globalização e o aumento dacompetitividade da cadeia produtiva, forçaram as empresas (antes verticalizadas) a reverterem seus processos e redirecionar o foco para seu “core business”.

Se olharmos a evolução dos serviços logísticos,veremos que a terceirização é uma grande tendência e continuará expandindo, com organizações reduzindo seus ativos e transferindo suas atividades –meio- para terceiros ou parceiros, termo maisadequado pois remonta relação de confiança com o tomador de serviços.

O mercado começa entender melhor as vantagens do uso de transportes intermodais no escoamento da produção brasileira, uma vez queenvolve grandes componentes como infraestrutura, meios de transporte e sistemas de comunicação.

A integração entre os modais de transporte cria oportunidades de redução de custos e permite a otimizaçãode operações.

Um exemplo de parceria é o caso da Mineradora Vale, que após sua privatização optou por investir maciçamente em integração de terminais de carga, ferrovias e portos para reduzir seuscustos com transportes de commodities minerais (ferro, carvão e metais não ferrosos) e com isso criou a Log-In - Logística Intermodal. Com o objetivo de agregar valor ao minério, transportando suaprodução nos portos com um custo competitivo, surgindo como diferencial outro core business, prestando serviços para terceiro, se tornando um dos maiores operadores logísticos do País, com operaçõesde nível nacional e internacional.

A mineradora administra um sistema logístico formado por 10 mil km de malha ferroviária e 12 terminais portuários, e trabalha para ampliar essa rede (AMCHAM)....
tracking img