99941 LEIS DE NEWTON

1617 palavras 7 páginas
AS LEIS DE NEWTON

1a LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO DA INÉRCIA) Um corpo livre da ação de forças* permanece em repouso ou movimento retilíneo uniforme. Esse princípio nos diz então que se um corpo estiver em repouso, é necessária a ação de uma força sobre ele para colocá-lo em movimento. Uma vez iniciado o movimento, cessando a ação das forças, o corpo continuará a se mover indefinidamente em linha reta, com velocidade constante.
Essa tendência natural que um corpo possui de manter constante sua velocidade vetorial é chamada inércia. A inércia de um corpo é tanto maior quanto maior for sua massa. *Obs.: Na prática é impossível obter um corpo completamente livre da ação de forças, no entanto, se esse corpo estiver sob a ação de forças que se equilibram (resultante nula), temos uma situação equivalente. 2o LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO FUNDAMENTAL) Esse princípio da física estabelece que, se houver uma força resultante agindo sobre um corpo, o corpo será sujeito a uma aceleração proporcional à força resultante nele aplicada. A expressão matemática dessa lei física é dada pela equação: Onde:
FR é a força resultante que, no SI, deve ser expressa em newtons (N); m é a massa do corpo que, no SI, deve ser expressa em (kg); a é a aceleração que, no SI, deve ser expressa em m/s2.

Deve-se observar que a aceleração (efeito) tem sempre mesma direção e sentido que a força resultante (causa), e que essas grandezas são diretamente proporcionais (se a força dobrar a aceleração adquirida pelo corpo também vai dobrar e etc.). A equação acima também nos diz que, aplicando uma força resultante de mesma intensidade em dois corpos de massas diferentes irá adquirir maior aceleração aquela que possuir menor massa e vice-versa.

PESO DE UM CORPO É a força gravitacional que um planeta exerce sobre um corpo. A aceleração que um corpo adquire quando está sob a ação exclusiva de seu peso é a nossa conhecida aceleração da gravidade simbolizada por g. Do princípio fundamental da

Relacionados

  • Filosofia e tica
    46795 palavras | 188 páginas