99709 Prote Nas Segunda Parte

696 palavras 3 páginas
PROTEÍNAS
(Continuação)
Exemplos de estrutura terciária:

A estrutura da esquerda mostra um arranjo simétrico de folhas β e α-hélices alternando-se. Na estrutura da direita, observam-se os resíduos de aminoácidos numerados, além das folhas β e αhélices, e as extremidades N e C terminal.

As figuras acima mostram a estrutura terciária da proteína citocromo C em duas formas de representação, e o grupo heme em vermelho.

Exemplo de estrutura quaternária:

Nas figuras acima temos a representação da estrutura quaternária da doxihemoglobina, estão destacadas em cores diferentes as cadeias polipeptídicas que a compõem e o grupo heme em vermelho. PROTEÍNAS FIBROSAS E GLOBULARES
As proteínas globulares apresentam uma ou mais cadeias polipeptídicas organizadas em uma forma final aproximadamente esférica. São geralmente solúveis e desempenham várias funções dinâmicas como o transporte de moléculas e a catálise de reações químicas. Abaixo, uma representação da mioglobina de esperma de baleia com o grupo heme destacado em vermelho e as regiões de αhélice ressaltadas em azul.

As proteínas fibrosas têm forma alongada, são geralmente insolúveis e desempenham um papel basicamente estrutural nos sistemas biológicos. Diferentemente das globulares, são formadas pela associação de módulos repetitivos, possibilitando a construção de grandes estruturas. O componente fundamental das proteínas fibrosas são cadeias polipeptídicas muito longas com estrutura secundária regular: α-hélices nas queratinas, folhas β nas β-queratinas e uma hélice característica no colágeno.

Nas figuras acima, observa-se a organização da α-queratina do cabelo (a) com uma estrutura em αhélice alongada que evolui para duas cadeias “enroladas”, em seguida para a formação de protofilamentos e protofibrilas. Em b, têm-se um corte transversal esquemático da estrutura de um fio de cabelo formado por filamentos de α-queratina.

Acima observamos à esquerda representações da estrutura secundária de hélices típicas do

Relacionados