98234939-0

5842 palavras 24 páginas
Engenharia de
Software na Prática

Hélio Engholm Jr.

Novatec

capítulo 1

Desenvolvimento de software para o valor de negócios Com base na importância cada vez maior do software no dia-a-dia das empresas, devemos nos preocupar com a maneira com que ele agrega valor aos negócios das mesmas, aumentando a produtividade e diminuindo custos.
Desse modo, este capítulo introdutório apresenta o valor da tecnologia da informação para as empresas e a importância de utilizarmos processos adequados e engenharia de software na produção de sistemas com qualidade e menores custos, tanto de desenvolvimento quanto de manutenção. Com a finalidade de atender a esses objetivos, a área de engenharia de software destina parte de sua atenção ao quesito qualidade na construção de software, utilizando a definição de modelos e processos para melhoria da qualidade e diminuição de custos no desenvolvimento e na manutenção de sistemas. Existem hoje em dia várias propostas de modelo buscando melhorar o processo de desenvolvimento de software e a qualidade envolvida.

1.1 Qualidade na construção de software
A qualidade contempla uma série de objetivos da construção de software, conhecidos como requisitos não-funcionais, tais como extensibilidade, capacidade de manutenção, reutilização de código, desempenho, escalabilidade, usabilidade e confiabilidade nos dados apresentados pela aplicação. Esses tipos de requisitos não-funcionais serão explicados no item 3.4 deste livro.
Podemos presenciar uma série de problemas enfrentados por empresas que investem no desenvolvimento de sistemas sem a utilização de engenharia de software, seja por desenvolvimento interno ou pela contratação de empresas que constroem sistemas. Para clarificar esses problemas, são apresentadas a

20

Capítulo 1 ■ Desenvolvimento de software para o valor de negócios

21

seguir as consequências práticas de desenvolver software de modo ad hoc, sem utilização de processos definidos,

Relacionados