97119892 Metodos Equipamentos Concentracao

2689 palavras 11 páginas
Métodos/Equipamentos de Concentração

Introdução
A concentração é a etapa em que ocorre a separação por espécie, usualmente essa propriedade é chamada diferenciadora.
Exemplos: Cor, brilho, susceptibilidade magnética, condução de carga e propriedades de superfície.
Métodos de Concentração: Métodos densitários ou gravimétricos, métodos elétricos, flotação, métodos magnéticos.

Métodos Densitários
São métodos em que a propriedade diferenciadora é a densidade. A separação em meio denso utiliza um fluido de densidade intermediária, assim, espécies mais densas que o fluido afundam e as mais leves flutuam.
- Os líquidos orgânicos apresentam como principais desvantagens a decomposição química, índice de toxidez, ação corrosiva e de elevado custo.
- As soluções inorgânicas com densidade equivalente à do bromofórmio, como
LST Heterotungstato de Lítio e Sódio – 3Li3NaWO4.9WO3.H2O e SPT Metatungstato de Sódio – 3NaWO4.9WO3.H2O, possuem um custo mais elevado, porém essas soluções são facilmente recuperáveis com um nível de toxidade inferior dos líquidos orgânicos. - A separação estática é realizada em nível industrial por equipamentos onde a principal força atuante é a gravidade
- A separação dinâmica que utiliza a centrifugação podem operar em limites de granulometria inferiores à separação estática, até a ordem de 0,5mm.
Os equipamentos utilizados nos Métodos Densitários são: o separador de meio denso DWP (Dyna-Whirlpool) e o ciclone em meio denso.
O DWP é utilizado no tratamento do carvão, diamantes, feldspatos, minério de estanho, chumbo, zinco e manganês. Operando na faixa granulométrica de 0,5 –
30mm.
Consiste de um cilindro que trabalha inclinado, onde o meio denso é introduzido na entrada inferior, para criar um vortex ao longo do cilindro. Este meio denso deixa o cilindro através de duas aberturas:
- a abertura de saída tangência superior;
- e o tubo de saída inferior.
As partículas menos densas passam através do vortex sem ter contato com as paredes do cilindro
–As

Relacionados