971 matriz atividade equipe nova tarefa ind 2 gprc1

1560 palavras 7 páginas
Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 2*
Módulo: Módulo 3
Atividade: tarefa individual 2
Título: Revenue Management mercados comerciais tradicionais
Aluno: Paulo Ricardo Farias
Disciplina: Gestão de Preços
Turma: MBA MKT SP 12
Introdução
A definição dos preços é um dos tantos desafios das empresas na busca da realização de negócios. Talvez esta seja uma das tarefas administrativas mais importantes e difíceis. Na definição de uma política de preços, estão envolvidos muito mais do que apenas garantir uma contribuição que supere os custos e leve a empresa ao tão desejado lucro. Por trás da política de preços está escondido o posicionamento da empresa e do produto, bem como toda sua estratégia de ataque ao mercado.
Por ter toda esta importância é que as vezes em momentos de crise, seja por aumento dos custos de produção, seja por redução nas vendas, o administrador sente-se motivado a alterar a precificação de seus produtos. Para cima ou para baixo, mas o fato é que nem sempre aumentar os preços significa aumentar os lucros, ou reduzir os preços indiscriminadamente significa aumentar as vendas.
Foi enfrentando este desafio, de definir seus preços, que na desregulamentação da aviação nos Estados Unidos as empresas aéreas foram obrigadas a encarar o aumento da competitividade e a inserção de novos players no mercado com estratégias de Low Cost ou Baixo Custo.
Utilizando as técnicas de Yield Management ou Revenue Management elas conseguiram obter melhores resultados e mantiveram-se competitivas no mercado, já as empresas que não adotaram esta filosofia de gestão desapareceram.
Objetivos da técnica de Revenue Management
O objetivo primeiro do RM é tornar o negócio mais lucrativo. Trata-se de equilibrar a oferta e a demanda com a capacidade de produção / disponibilidade e a estrutura de preços / clientes e assim fazer a oferta certa para pessoa certa, na hora certa e pelo preço certo.
Para se ter sucesso neste objetivo alguns pontos importantes devem ser

Relacionados