9379527975832782988257926

811 palavras 4 páginas
1) Etimologicamente, o que significa economia?

A palavra vem do grego e significa AIKOS (casa, Aldeia), Nomia (normas, regras para se administrar um lar ou Polis).

2) Sendo a economia uma ciência social, até que ponto deve apoiar-se em métodos quantitativos? O que justifica o emprego desses métodos? Para que finalidade são relevantes? Outras áreas de conhecimento são também importantes? Por quê?
A economia necessita de uma investigação cientifica baseada em evidencias, não podendo, portanto, ser concluída por meio de experimentação em laboratório, como afirmado pelos pensadores, o comportamento do individuo só tem relevância dentro do grupo ou na coletividade. Todavia é difícil predizer o comportamento desses indivíduos particularizados. Contudo é necessária a dependência de um conjunto de fatores sociais, climáticos, recursos locais, sócio econômicos e etc. Assim podemos concluir que tendo como referência os quesitos acima obteremos maior sucesso na indução da necessidade de consumo.
3) Explique em que consiste cada um dos três seguintes princípios do conhecimento e do raciocínio:
a. O reconhecimento
b. A indução
c. A dedução
Dê exemplos aplicados ao campo da economia (diferentes do livro do texto). Reconhecimento: identificação dos fatos para se direcionar a uma determinada conclusão.
Exemplo: Um país que possui uma alta taxa de Inflação, logo precisa de métodos para controlá-la.
Método Indutivo: parte dos fatos específicos para chegar a conclusões gerais. Exemplo: O aumento no valor do barril de petróleo gera aumento no GLP, combustíveis e outros derivados e conseqüentemente reduz a demanda.
Método Dedutivo: parte das conclusões gerais para explicar o particular, onde a conclusão pode ser válida, mas não necessariamente verdadeira. Exemplo: tarifas bancárias para aumentar o lucro do banco.
4) Conceitue política econômica e esclareça a distinção que há, no campo da economia, entre as proposições positivas e as proposições normativas:

Relacionados