9023091239123

1377 palavras 6 páginas
Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia
Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
Faculdade de Ciências da Saúde
Campus Universitário de Cáceres
Curso de Enfermagem

TÉTANO

Docente: Eliana Cristina
Discentes: Aline Ferreira
Aline Salvador
Andreia Schaedler
Crispim Lopes
Erica Almeida
Frhancielly Shirley
Lucas Azevedo
Sueleide Vilhalva
Stephanie Sommerfeld

Cáceres-MT, agosto de 2013
TÉTANO

O tétano é ocasionado pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, um bacilo gram-positivo, anaeróbio e esporulado. Trata-se de uma doença infecciosa, não contagiosa, transmitida pelo contato do bacilo com uma solução de continuidade na pele ou mucosa (SAÚDE NAS AMÉRICAS, 2007).
No período de 2001 a 2010 foram confirmados 4.357 casos de tétano acidental no Brasil.Em 2001, observou-se uma taxa de 0,33 casos/100.000 hab. relativos a 572 casos confirmados da doença e em 2010, 282 casos, representando uma incidência de 0,15 casos/100.000 hab. (SINAN, 2011).
O tétano pode ser acidental ou adquirido que é quando o indivíduo, principalmente não imunizado, entra em contato com as toxinas da bactéria Clostridium tetani, ou neonatal, que acomete em recém nascido de 2 a 28 dias, cuja a porta de entrada do agente etiológico pode ser durante ou após o parto de mães não imunizadas.

TÉTANO ACIDENTAL
Sinais e Sintomas O tétano acidental se manifesta com febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos ou contraturas paroxísticas. Assim, o paciente apresenta dificuldade de deglutição (disfagia), contratura dos músculos massáteres (trismo e riso sardônico), do pescoço (rigidez da nuca) e da região dorsal (opistótono). A rigidez muscular é progressiva, atingindo os músculos reto-abdominais (abdômen em tábua) e diafragma, levando à insuficiência respiratória, podendo evoluir com contraturas generalizadas. As crises de contraturas geralmente, são desencadeadas por estímulos

Relacionados