9 HINDUISMO Ivoni

2459 palavras 10 páginas
O HINDUÍSMO

6.1 ORIGENS E HISTÓRIA
6.1.1 Significado do Termo

A palavra ‘hindu’ deriva, como o termo ‘Índia’, de Sindhu, tradicional nome de origem persa que designava o povo que vivia “do outro lado” do rio Indo. Antigas inscrições contêm a palavra referindo-se ao povo de Hind, no subcontinente indiano. Recém no final do século XVIII, passou a designar a religião dominante do povo indiano. O hinduismo é simultaneamente religião e cultura, um modo de vida. Não há clara divisão entre sagrado e profano. Assim, atividades como plantar, cantar, dançar, dedicar-se à astrologia, medicina, arquitetura etc. fazem parte do campo religioso (NARAYANAN, 2007, p. 129).

6.1.2 Fundação

É difícil estabelecer a fundação do hinduísmo. A civilização hindu mais antiga reporta a aproximadamente 3000 aC., em torno do rio Indo, na Índia do Norte. Trata-se de antiga cultura nativa da Índia e de povos indo-europeus, ‘arianos’ que subjugaram o vale do Indo (1500aC). Estes povos falavam o sânscrito, língua na qual foram compostos os mais antigos hinos e poemas sagrados. Não há um fundador específico da religião. Há, porém, alguns cultos e escolas que contemplam o Deus Vishnu como quem revelou a doutrina de Krishna. Além disso, há fundadores da escola de Yoga (Patanjali) e da Advaita-Vedanta (Shankara). Enfim, trata-se de uma religião muito antiga, cujas tradições orais localizam-se no terceiro e os escritos mais antigos no segundo milênio aC.

6.1.3 Expressão Mundial

O hinduísmo consta como a terceira maior religião do mundo, sendo que no censo de 2005 tinha aproximadamente 1 bilhão de adeptos, cuja maioria vive na Índia (890 milhões). Outros países também contam com população e adeptos hindus, como Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, África do Sul, Indonésia, Malásia, Guiana, Estados Unidos, Brasil.

6.2 CORPO DOUTRINAL

6.2.1 Texto Sagrado e Divindades

Mesmo não tendo um fundador específico, os mais antigos hinos sagrados remontam à mediação de sete ou nove videntes

Relacionados

  • Teologia
    186944 palavras | 748 páginas