89670098671

1498 palavras 6 páginas
RESUMO O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de química, cujo objetivo é o reconhecimento e manuseio dos materiais básicos utilizados durante experimentos. Sobre os instrumentos, descrevem-se as semelhanças e diferenças que permitem o agrupamento, suas indicações de uso prático e a conduta a ser adotada pelo experimentador e seus colaboradores durante o ato, ressaltando a importância da notificação escrita de todo o procedimento e seus entraves, que possibilitará uma possível análise posterior. INTRODUÇÃO Foi realizado o reconhecimento e manuseio dos materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação detalhada dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas práticas de química geral e inorgânica.
Considerando que os princípios da química originam-se do experimento, e por saber que existe certo risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, é imprescindível conhecer a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suas limitações físicas e químicas.
Anterior ao início dos experimentos, os materiais deverão estar organizados sobre a bancada de trabalho, assim como, ao terminar, deverão ser limpos e guardados em seus respectivos locais.
As aulas práticas realizadas no laboratório de química devem ser detalhadamente analisadas, portanto, cabe a realização de registros, detalhando os acontecimentos com as reações, os resultados obtidos, incluindo os possíveis erros cometidos durante a experimentação, para serem descritos e avaliados de forma crítica nos relatórios posteriores.

MATERIAIS E MÉTODOS Os materiais básicos utilizados no laboratório de química dividem-se em quatro grupos: materiais de

Relacionados