88308600

871 palavras 4 páginas
Matéria: Fundamentos de Economia
Estruturas de Mercado
As classificações mais simples de estruturas de mercado surgiram em 1934 por H. Stackelberg, fundamentou-se apenas no número de agentes envolvidos em cada um dos lados: da procura e da oferta. Embora excessivamente simples, essa classificação tornou-se clássica.
H. Stackelberg destacou nove estruturas possíveis:
Concorrência Perfeira
Monopólio
Monopsônio
Monopólio Bilateral
Quase- Monopólio
Quase- Monopsônio
Oligopólio
Oligopsônio
Oligopólio Bilateral.
Após surgiu a classificação de J. Marchal, embora mais elaborada segue da mesma linha de diferenciação adotada por H. Stackelberg.
J. Marchal propõe que a oferta e a procura pode se apresentar em três formas: Atomizadas, Moleculares e Monolíticas.
Os elementos das classificações de Stackelberg e Marchal são bases para diferenciação conceitual das estruturas de mercado, ela são caracterizadas por quatro estruturas de referências:
Concorrência Perfeita
Monopólio
Oligopólios
Concorrência Monopolísticas.
Atualmente os elementos diferenciadores não se limitam apenas ao número de agentes econômicos envolvidos, esses elementos são: fatores comportamentais, características de produtos trasacionados, controle que os participantes tem sobre o preço, possibilidades de concorrência extra preço e condiçoes para ingresso de novos competidores no mercado.
Concorrência Pura ou Perfeita
É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta o nível da oferta, nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura.
Para uma estrutura de mercado ser considerada de concorrência pura, deve preencher as seguintes condições:
Atomização: o número de agentes compradores e vendedores não possuem condições para influenciar o mercado, suas expressões são insignificantes.
Homogeneidade: o

Relacionados