876543210998

2670 palavras 11 páginas
1 INTRODUÇÃO
Na década de 30, o Serviço Social surgi no Brasil. Nesse período, ocorria no país um avanço no processo de industrialização e um crescimento rumo ao desenvolvimento social, politico, cultural e econômico, intensificando as relações sociais relacionadas ao sistema capitalista. Quando se fala em questão social coloca-se em discussão dois elementos: o capital e o trabalho. A solução a esse conflito é a importância que se dá a um desses elementos. Para avaliar essa questão considera-se, de inicio, o trabalho humano, sobressaindo as relações sociais desenvolvidas no sistema produtivo, onde nota-se a exploração do trabalho pelo capital. Profissionalmente falando, o Serviço Social teve suas origens na tragédia do desenvolvimento capitalista e dos conflitos da questão social.
Para entendermos historicamente as circunstancias ligadas ao surgimento da profissão no nosso país. Estudou-se o período inicial, a década de 30. Os processos de institucionalização da profissão estão ligados as politicas sociais e populistas do período Vargas, a implantação da Previdência Social, melhorias nas áreas de educação, saúde e assistência, inclusive a criação da LBA pelo Estado com isso ampliaram o mercado de trabalho para os profissionais de Serviço Social. Ao mesmo tempo criava-se as condições para expandir as escolas de Serviço Social.

2 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA RESENHADA

Raichelis, Raquel. Legitimidade popular e poder público. São Paulo. Cortez. 1988.

2.1 QUEM É RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1986) e doutorado em Serviço Social pela PUCSP(1997). É professora assistente-doutora do Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da PUCSP, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP, pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da

Relacionados