850376

1454 palavras 6 páginas
Português Fácil

Professora Nilde

Regência
“O médico assistiu o parto” ou “O médico assistiu ao parto”?
Muitas vezes, o sentido do que falamos ou escrevemos fica confuso devido ao emprego incorreto de uma simples preposição. Por esse motivo, as gramáticas costumam apresentar listas de verbos e nomes com a regência apropriada.
Na verdade, regência é simplesmente a relação entre um verbo e seu complemento ou entre um nome e seu complemento. Daí vêm as classificações que normalmente estudamos: regências verbal e nominal, que indicam se é ou não necessário o emprego da preposição e, em caso afirmativo, qual seria ela.
Voltando às orações com o verbo assistir, percebemos que, no primeiro exemplo, não existe preposição – o parto -, ao contrário do que ocorre no segundo exemplo – ao parto. O verbo assistir possui diversos significados e socorrer e presenciar são dois deles. Assistir significando socorrer é verbo transitivo direto, isto é, possui um complemento sem preposição – objeto direto: “O médico assistiu o parto” (ajudou, socorreu). Assistir significando presenciar é verbo transitivo indireto, ou seja, possui um complemento com preposição, no caso, a – objeto indireto: “O médico assistiu ao parto” (viu, presenciou).
É bastante frequente empregarmos corretamente um verbo em relação à regência por uma simples questão de eufonia (o que soa bem). Porém, por esse mesmo motivo e, também, por repetir aquilo que vemos e ouvimos na mídia, acabamos errando. O que fazer para que isso não aconteça? A forma mais segura é recorrer ao dicionário ou à gramática, impressos ou on-line, que costumam conter a regência adequada junto ao significado. Ou, então, dirigir-se ao professor de português mais próximo!
Para auxiliá-lo nesta hercúlea tarefa, comentarei a regência dos verbos mais comumente utilizados (regência verbal) e, em seguida, apresentarei uma lista com importantes substantivos e adjetivos ao lado das preposições empregadas (regência

Relacionados