84684.545.46548.65

1871 palavras 8 páginas
Texto de apoio XIX - Escola Sistêmica – Administração – UNIVEL – 2013

8 ABORDAGEM SISTÊMICA
Ao dizer que a empresa atua em interação com o ambiente externo, abriu-se o caminho para a visão sistêmica da organização. Organização é parte de um sistema amplo e dinâmico, que influencia e é por ele influenciado.
O principal autor Ludwing Von Bertalanffy: (1901-1972) Livro: Teoria geral de sistemas. Um dos mais importantes biólogos do século passado. Seus primeiros escritos sobre sistemas datam de 1920. Ocorrência dos sistemas na física, na biologia e nas ciências em geral. Segundo Bertalanffy os administradores teriam muito a ganhar se relacionassem e aplicassem a teoria sistêmica às organizações, afinal ela é também um conjunto formal de partes relacionadas entre si.
A teoria sistêmica permite relacionar a organização com o ambiente externo que influencia e sofre influências. Descreveu vários tipos de sistemas: sistemas abertos, dinâmicos, e sistemas fechados – fadados a obsolescência e ao desaparecimento (eficiência e eficácia do conjunto é mais relevante do que a eficiência das partes, tomada isoladamente)
Os principais autores ligados a teoria sistêmica: ludwing Von Bertalanffy,
Norbert Wiener, Daniel Katz, Robert Kahn e James E. Rosenzenwig

8.1 CONCEITO DE SISTEMAS:

Sistema é um conjunto ou combinação de partes, interdependentes que compõem um todo unitário: se falamos em astronomia, pensa-se em sistema solar, se é economia, pensa-se em sistemas monetários; se o assunto é fisiologia, pensa-se no sistema nervoso, no sistema circulatório, digestor e assim por diante.
Na administração, do ponto de vista histórico: A teoria da administração cientifica utilizou o conceito de sistema homem-máquina, mas limitou-se ao trabalho fabril, produtividade e procedimentos de trabalho. A teoria das relações humanas, por sua vez, abordou esse sistema entendendo as relações entre as pessoas dentro da organização, o efeito das relações sociais, conduta

Relacionados