846546527547346

1195 palavras 5 páginas
A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu em 1994 como iniciativa do Ministério da Saúde para a implementação da atenção primária em saúde e mudança do modelo assistencial vigente no país, alterando o paradigma voltado às doenças, baseado no hospital, para o de promoção de saúde, prevenção de doenças e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ESF possui suporte de Equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.
Recentemente, foram implantados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), compostos por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, com o objetivo de compartilhar as práticas em saúde, realizar capacitações e elaborar projetos terapêuticos individualizados e singulares. Foi também implantado o Programa Ambiente Verde e Saudável, com o intuito de capacitar agentes comunitários de saúde e agentes de proteção ambiental quanto às questões socioambientais.
Saúde da Família
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.
A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e

Relacionados