818573

428 palavras 2 páginas
2- Reúna-se com seu grupo para discutir um dos temas filosóficos sugeridos no item c) da questão anterior. Façam um resumo com os principais tópicos da discussão para apresentar à classe.






Revendo o capítulo
1- Gramsci afirma que “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo”. Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos? Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais “questões filosóficas”.
2- Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparenta ambiguidade segundo a qual ele “sabe”e, ao mesmo tempo, “não sabe”o que é filosofia.
3- De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento e inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui à filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
4- A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda.
a) O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou à própria filosofia? Como?
b) Em que consiste o método socrático? Explique.
c) Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo. Explique. Em seguida, reúna-se com seus colegas para imaginar quem seriam, hoje, os inimigos de Sócrates.
5- Releia os itens sobre informação, conhecimento e sabedoria. Com seus colegas, escolha outra noticia de jornal e levante possíveis questões filosóficas a respeito dela.
6- Veja a tira de Fernando Gonsales e Angeli e explique qual é a crítica feita pelos cartunistas às pessoas que desvalorizam a filosofia. Posicione-se a respeito.
7- Se o objeto da filosofia é tudo, procure identificar com o seu grupo, temas de diferentes campos filosóficos interessantes à filosofia – moral, política etc. Se necessário, consulte o quadro “para saber mais – As áreas de investigação filosófica” e também o vocabulário, no final do livro.
8- “Em filosofia, são os

Relacionados

  • nn agueto mais
    729 palavras | 3 páginas