801 18451 GestaodepessoasII Unidades1e2

10956 palavras 44 páginas
Página 17

UNIDADE 1 Introdução aos subsistemas da Gestão de Pessoas

Objetivos de aprendizagem

- Compreender como, na atualidade, a Gestão de Pessoas tem sido influenciada pela gestão de competências.
- Conhecer quais são as funções e os principais subsistemas da Gestão de Pessoas.

Seções de estudo

Seção 1 A Gestão de Pessoas e a gestão por competências
Seção 2 Quais são as funções e os subsistemas da Gestão de Pessoas?

Página 18

Para início de estudo

Com os novos tempos de mudança, transformação e instabilidade, o padrão burocrático cedeu lugar para a inovação e para a necessidade de agregar valor à organização, às pessoas que nela trabalham e aos clientes que dela se servem. O desempenho humano deve ser o mais excelente possível e em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair-se bem no mundo globalizado de hoje.

Aliado ao saber já constituído resultado da evolução da Gestão de Pessoas (GP), pode-se afirmar que esta a área tem desempenhado suas funções sob forte influência dos sistemas de *competências*.
Nota de canto de página para “competências”: Competências são repertórios de comportamentos que algumas pessoas e/ou organizações dominam, o que as faz se destacarem de outras em contextos específicos. (LEBOYER, 1997). (Fim da nota de canto de página)

Nesta primeira unidade da disciplina Gestão de Pessoas II, você irá estudar como a Gestão de Pessoas tem sido influenciada pela gestão de competências, quais são as suas funções e os principais subsistemas. Bons estudos!

Seção 1 - A Gestão de Pessoas e a gestão por competências

A evolução da área da Gestão de Pessoas tem sido intensa. Para alguns pesquisadores, desde os anos 90, estamos em plena era da competência. Já para outros, na do conhecimento. Porém, todos têm uma certeza, tanto a competência como o conhecimento são os ativos mais importantes da organização.

O valor está que ambos, ao serem adquiridos por uma pessoa, conforme forem aplicados farão a

Relacionados