7t1860t15

622 palavras 3 páginas
ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA

GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 620

CURSOS PROFISSIONAIS

CONHECIMENTOS SOBRE DESENVOLVIMENTO DA CONDIÇÃO FISICA E
CONTEXTOS EM QUE SE REALIZAM AS ATIVIDADES FÍSICAS

Módulo 13 : ATIV. FIS/ CONTEXTOS E SAÚDE I – 10º ANO
O aluno:
1. Relaciona Aptidão Física e Saúde e identifica os factores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, a afetividade e a qualidade do meio ambiente.
2. Conhece e interpreta fatores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas, tais como doenças, lesões, substâncias dopantes e condições materiais, de equipamentos e de orientação do treino, utilizando esse conhecimento de modo a garantir a realização de atividade física em segurança.
3. Identifica fenómenos associados a limitações das possibilidades de prática das Atividades
Físicas, da Aptidão Física e da Saúde dos indivíduos e das populações, tais como o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades. Módulo 14 : ATIV.FIS/ CONTEXTOS E SAÚDE II – 11º ANO
O aluno
4. Conhece processos de controlo do esforço e identifica sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada, evitando riscos para a Saúde, tais como: dores, mal estar, dificuldades respiratórias, fadiga e recuperação difícil.
5. Compreende, traduzindo em linguagem própria, a dimensão cultural da Actividade Física na actualidade e ao longo dos tempos:
− Identificando as características que lhe conferem essa dimensão;
− Reconhecendo a diversidade e variedade das actividades físicas, e os contextos e objetivos com que se realizam; − Distinguindo Desporto e Educação Física, reconhecendo o valor formativo de ambos, na perspectiva da educação permanente.

Módulo 15 : ATIV. FÍS/ CONTEXTOS E SAÚDE III – 12º ANO
O aluno
6. Identifica o tipo de atividade

Relacionados