7Habitos profissional atendimento restaurante

618 palavras 3 páginas
7 HABITOS DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO EFICAZ

1º Hábito
Conhecer profundamente o cardápio e a proposta gastronômica do restaurante:
Um garçom altamente eficaz é aquele que mesmo que o estabelecimento em que ele trabalha não lhe proporcione a devida orientação e treinamento, tem a constante curiosidade e iniciativa de conhecer muito profundamente cada item do cardápio. Itens como procedência dos ingredientes, possibilidades de boas combinações, preços, produtos que por ventura estejam em falta no expediente atual, história do restaurante, dominar a carta de vinhos e etc. Devem estar na ponta da língua de um garçom muito bem preparado. A resposta para qualquer pergunta de um cliente deve vir de bate-pronto.

2º Hábito Circulação constante: Um garçom altamente eficaz procura manter-se em constante circulação entre os clientes. Isso gera no cliente a sensação de estar sempre sendo bem assistido e muitos transtornos podem ser evitados com essa atitude. Garçons que ficam “pendurados” nos balcões esperando o despacho de seus pedidos e de contas são uma tragédia. Voltar para circular ou fazer outras tarefas e calcular o tempo de voltar para apanhar os pedidos ou a conta, triplica a produtividade.

3º Hábito
Raciocínio multi-tarefa:
Um garçom altamente eficaz deve possuir a capacidade de raciocinar em modo multi-tarefa. Isso quer dizer, por exemplo, que enquanto se está tomando o pedido de uma mesa, nada impede que de vez em quando dê-se uma olhada nas outras mesas ao redor. E se nessa mesma olhada algum cliente estiver solicitando a presença dele, não custa nada sinalizar que essa solicitação já foi percebida e que tão logo será atendida.

4º Hábito Compromisso com o tempo do cliente: Em muitas pesquisas que consultam o índice de satisfação entre os consumidores, um tópico recorrente tem sido campeão como causa principal de aborrecimento e irritação do cliente. Esse foco de aborrecimento tem nome e chama-se demora. Tempo hoje é um recurso da mais alta

Relacionados