79F Matriz Atividade Individual Introducao Economia Pos Adm M4 Nova5 Clone

3160 palavras 13 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4
Atividade:
Título: Os Efeitos das Políticas Monetárias e Fiscais na Zona do Euro
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0434_0215
Introdução
Atualmente a zona do euro vem passando por um processo difícil de recuperação da sua economia, a forte crise imposta sobretudo na Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Itália, impõe um duro castigo ao bloco. A multiplicidade de nações adjacentes fez da economia da Europa uma das mais complexas do planeta. Durante séculos a Europa foi um dos maiores centros econômicos. Entre as causas, podemos citar como a principal sua condição geográfica. A localização entre a África e a Ásia, fez da região européia um ponto de passagem obrigatório, e facilitou de forma substancial a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnologia e comércio de ambos continentes. No século XX, a Europa viu seu predomínio declinar em relação aos Estados Unidos, o Japão e, na fase final, a República Popular da China. A Primeira e Segunda guerra mundial, travadas em seu território, a carência de energia, de petróleo, além de uma intensa rivalidade entre seus povos, representaram para o continente a perda de sua liderança econômica.

Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo abordar os seguintes temas:
- as características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal;
- o cenário político e econômico da Europa;
- aumento do desemprego na Europa relacionada com as medidas de austeridade tomadas anteriormente;
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal

A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez global do sistema econômico.

A ) Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
Recolhimento compulsório:

Relacionados