787956547421

1251 palavras 6 páginas
diferenciação pode dar de duas maneiras: vertical e horizontal. A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre ou divisões, especializados dentro do mesmo nível hierárquico da empresa. (CHIAVENATO, 2007 p.233). Na atual situação econômica e na instabilidade mundial, as empresas que adotam o sistema horizontal têm mais chances de sobreviver, pois agiliza os departamentos e torna a empresa mais flexível e orgânica. Para isso, usa-se a departamentalização, cujo objetivo é facilitar a comunicação entre os setores, organizar as atividades da empresa e buscar uma maior eficácia na sua estrutura.

Os principais tipos de departamentalização são: funcional, por produtos/serviços, localização geográfica, clientela, fase do processo e por projetos. Cada uma tem suas características, sendo a mais comum a departamentalização funcional. Segundo Maximiano (2008, p.86), a partir de uma departamentalização funcional, a estrutura pode evoluir para outras formas mais complexas. Em geral, as organizações utilizam uma combinação de critérios de departamentalização.

A figura 3 ilustra um exemplo de Departamentalização funcional:

Figura 3: Exemplo de departamentalização funcional
Fonte: elaborado pelo autor

Dificilmente se encontra na prática a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. É comum uma conjugação de diversos tipos de departamentalização, sejam no mesmo nível ou em níveis hierárquicos diferentes da organização.

Com a departamentalização, as empresas são analisadas e constituídas por três pilares ou níveis hierárquicos: Nível Institucional, Nível Intermediário, Nível Operacional, a saber:

Institucional
Alta direção

Intermediária
Gerência

Operacional
Supervisão

Figura 2.4: Os diferentes níveis da organização
Fonte: adaptado de Chiavenato (2006, p.85)

O nível institucional refere-se ao

Relacionados