776530955255678

751 palavras 4 páginas
BARROCO
“O homem do Barroco é um saudoso da religiosidade medieval e, ao mesmo tempo, um seduzido pelas solicitações terrenas e valores mundanos, amor, dinheiro, luxo, posição, que a Renascença e o Humanismo puseram em relevo. Desse dualismo nasceu o Barroco.” Afrânio Coutinho

Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se aos poucos da fé medieval.
Essa libertação foi marcada principalmente pela Reforma Protestante que atingiu diretamente a igreja.
A Companhia de Jesus foi fundada para combater o Protestantismo.
Durante esse momento surgiu o Barroco que expressava artisticamente todo o período. O espírito contraditório da época que se dividiu entre as influências do Renascimento e da religiosidade foi registrado pela arte barroca.

Contexto histórico
O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, após o processo de Reformas Religiosas onde a Igreja Católica perdeu espaço e poder. Teve seu ápice no século XVII, marcado pelos reflexos das crises religiosas expressando todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. E se prolongou até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã.

Estrutura poética
- Emprego constante de figuras de linguagem;
- Uso de uma linguagem requintada;
- Exploração de temas religiosos;
- Fugacidade: De acordo com a concepção barroca, no mundo tudo é passageiro e instável, as pessoas, as coisas mudam, o mundo muda. O autor barroco tem a consciência do caráter efêmero da existência.
- Frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória, dilemática;
- A utilização de interrogações revela as incertezas do homem barroco frente ao seu período;
- Inversão de frases a sua

Relacionados