770894402181

299 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso: Serviço Social
Turma: N11

TRABALHO EM GRUPO

Relatório apresentado como exigência de matéria, de Formação Social,Econômica e Política do Brasil, sob a responsabilidade do Professor Marcelo Alves
Nunes, para fins de avaliação.

CAMPO GRANDE – MS
OUTUBRO/ 2014
ESTRUTURA E SENTIDO DAFORMACAO COLONIAL BRASILEIRO

1) Quais as especificidades da nossa colonização denunciadas por Tavares e Alencastro?
Tavares lembra que nossa história inicial é fruto das guerras intra européias e asdisputas coloniais entre o século XVII e XIX que refletiram nas relações internacionais, o nosso passado colonial permitiu que o colonizador dilatasse suas fronteiras além do Pacto Colonial. Alencastroevidencia o paradoxo do caminho colonial local, nossa história vai além do nosso território: “Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil” de modo inacabado “o país aparece no prolongamento da Europa”.Isto se deve ao fato de os portugueses fundarem no escravismo sua dominação gerando uma bipolaridade cujo teologia está no centro dominador.
2) Quais as vias particulares de objetivação do SistemaCapitalista? Especifique cada uma delas.
A Via Prussiana representa uma passagem do Feudalismo para o Capitalismo, a Via Colonial não, pois nasce inserida no sistema dominado pelo capital.
3)Caracterize a economia Política do Mercantilismo.
A base econômica do mercantilismo consiste em que a hegemonia da produção mercantil é crucial á conquista do mercado interno pela burguesia. Diferentesestudiosos, indicam a importância cabal do comércio na passagem do feudalismo para o capitalismo. Que basicamente é fixado como troca de mercadorias, de produtos de dentro e de fora excedentes para troca.4) Qual a importância do Pacto Colonial para a dominação metropolitana?
O Pacto Colonial foi um dos pilares da política econômica mercantilista. A metrópole mantinha seu exclusivismo comercial em... [continua]
Ler

Relacionados