77 Aula5 FHC EngCi

1575 palavras 7 páginas
Fundamentos Hidrostática e Calorimetria:

Hidrodinâmica
Aula 5
Professor: Rafael S. Margarido rasamar@gmail.com Whatsapp: 9852-9231 http://fisica.ucoz.com Ementa: (Hidrostática) N1


Hidrostática:
-Pressão e Densidade;
-Pressão num Fluido em Repouso;
-Princípio de Pascal e Arquimedes;
-Medição de Pressão;
-Escoamento de Fluidos, linhas de corrente;
-Equação de Bernoulli.

Hidrodinâmica:




Até aqui estudamos a hidrostática, (fluidos em repouso e em equilíbrio). Agora estudaremos alguns aspectos da hidrodinâmica (fluidos em movimento). O estudo de fluidos reais é bastante complicado, de modo que precisamos analisar um fluido ideal, ou seja, um modelo matematicamente mais simples de ser trabalhado.

Hidrodinâmica: Laminar ou turbulento.




Para um fluido em movimento, o seu escoamento, será laminar ou constante, se cada uma das partículas do percorrer sua trajetória, com velocidade constante.
Porém, o escoamento poderá ser turbulento, caracterizando por ser irregular e caótico e também pelo fato da configuração do escoamento variar com o tempo. Ex, o escoamento da fumaça que sai de um cigarro, a qual, a partir de uma certa altura, deixa de ser laminar e passa a ser turbulenta, o caso do escoamento da água dos rios numa corredeira, quando este escoamento encontra pedras e rochas no caminho.

Hidrodinâmica: Viscosidade


Viscosidade, que está ligado ao atrito interno do fluido. Este atrito, também chamado de força viscosa, advém do atrito existente entre camadas adjacentes do fluido e que acaba oferecendo resistência ao movimento relativo entre elas.

Escoamento de fluidos:


1° Escoamento não viscoso:
-Há uma resistência ao deslizamento de uma parte do fluido sobre a outra, que provoca perda de energia mecânica, a qual é transformada em térmica. Ex, copo cheio de água e outro cheio de leite condensado. Se virarmos os dois copos, verificamos que a água derramase com mais facilidade; o leite condensado escoa mais lentamente, com mais dificuldade. Isso

Relacionados