76719 104997 1 SM

4108 palavras 17 páginas
Classificação e adaptações das fibras musculares: uma revisão
Classification and adaptations of muscle fibers: a review
Viviane Balisardo Minamoto

Fisioterapeuta; Profa. do
Curso de Mestrado em
Fisioterapia da
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Viviane Balisardo
Minamoto
Rodovia do Açúcar,
Km 156 Taquaral
13400-911 Piracicaba
SP
e-mail: vbminamo@unimep.br ACEITO PARA PUBLICAÇÃO

dez.

2004

RESUMO: Este artigo de revisão tem o o b j e t i v o de c o n t r i b u i r para o esclarecimento de questões referentes aos diversos tipos de fibras musculares que compõem o músculo esquelético. Especificamente, são abordados aspectos como o uso de diferentes terminologias para a classificação dos tipos de fibras, fatores determinantes do fenótipo das mesmas, a alteração ou interconversão de um tipo de fibra para outro e a inter-relação entre interconversão do tipo de fibra e alteração da função muscular. São também abordadas implicações da alteração dos tipos de fibras para a fisioterapia.
DESCRITORES: Sistema musculosquelético; Fibras musculares/classificação
ABSTRACT: This review aims to contribute to the understanding of issues related to the various fiber types that make up the skeletal muscle. Specifically, it focusses on aspects like the use of different terminology for muscle fiber classification, determinant factors to muscle fiber phenotypes, transition or conversion from one type to another and the inter-relation between muscle fiber c h a n g e a n d m u s c l e f u n c t i o n alteration. A l s o c o m m e n t e d are implications of fiber type changes to the physical therapy practice.
KEY WORDS: Musculoskeletal system; Muscle fibers/classification

A complexidade do tecido muscular pode ser observada na diversidade dos tipos de fibras que compõem os músculos esqueléticos.
As fibras musculares, classificadas por vários métodos, são unidades dinâmicas que respondem à alteração de demanda funcional, o que acarreta, por

Relacionados