754432456789

2103 palavras 9 páginas
1
MARKETING PESSOAL E SOCIAL UMA NECESSIDADE EM ENFERMAGEM ?
Telmo Jorge Feijó Aleixo*

RESUMO: Actualmente na profissão de Enfermagem existe um elevado número de preconceitos erradamente associados. Através do desenvolvimento da investigação na área da Enfermagem e de uma constante intervenção na comunidade os profissionais têm conseguido superar alguns destes desafios, mas muito ainda há a fazer.
O marketing é hoje uma poderosa ferramenta para o sucesso das estratégias das empresas.
Apesar das características intrínsecas e próprias do mercado em saúde e especificamente em Enfermagem, os profissionais devem munir-se de estratégias de
Marketing Pessoal e Marketing Social num sentido mais lato por forma a promover e divulgar o que de facto é Ser Enfermeiro e a Profissão de Enfermagem.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Marketing Pessoal; Marketing Social; Marketing;
Imagem Social de Enfermagem; iliteracia em saúde.
INTRODUÇÃO

Os progressos tecnológicos, científicos e a troca de informações ocorre actualmente com enorme celeridade. Cada Pessoa, Instituição e Profissão debate-se actualmente com um grande desafio que é a necessidade de promover um esforço contínuo e proactivo para se manter actualizada face aos seus próprios interesses e da organização a que pertence, mas também ao que as rodeia, procurando sempre estar na vanguarda que permita uma troca eficaz de bens, serviços e informação.
Todas estas alterações constantes e rápidas decorrem dos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico, que provocam alterações a nível pessoal, cultural e organizacional, surgindo conceitos como busca permanente da qualidade de produtos, serviços, de vida, maior competitividade e a busca da melhoria contínua. (1)
É neste contexto que surge o conceito de Marketing Pessoal e social, como necessidade de revalorizar capacidades e competências dos indivíduos, instituições e
profissões.

Relacionados