748230 Citologiacompleta1sem2014 1

3402 palavras 14 páginas
MEMBRANA PLASMÁTICA – ESTRUTURA E FUNÇÃO

1)Qual a composição química da membrana plasmática?

Seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.

2)Explique o modelo mosaico do fluido

A disposição das moléculas na membrana plasmática foi elucidada recentemente, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.

3)Explique as funções da membrana plasmática

A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias. A membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela. Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.
4)Conceitue e dê exemplos de proteínas periféricas e integrais

As proteínas periféricas ou extrínsecas, definidas como proteínas que se dissociam da membrana após tratamentos com reagentes polares que não destroem a bicamada. Estas proteínas não estão inseridas na parte hidrofóbica interior dos lípidos, mas associadas às membranas por interacções proteína-proteína através de ligações electrostáticas fracas. As proteínas integradas ou intrínsecas, pelo contrário só podem ser dissociadas da membrana por disrupção da bicamada lipídica. Estas proteínas estão associadas às zona hidrofóbicas da camada fosfolipídica podendo mesmo atravessar a membrana de um lado ao outro

5)Cite as características da membrana plasmática

A membrana celular é responsável pela manutenção de uma substância do meio

Relacionados