7309 HISTORIA DA EDUCACAO FISICA

467 palavras 2 páginas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Introdução: Nos povos primitivos a educação fisica era essencialmente natural e predominavam as atividades vitais à sobrevivência
. Realizavam longas caminhadas(Nómadas), lutavam, corriam, nadavam,dançavam, arremessavam objetos e tinham como principal fonte de rendimento à caça e a pesca.
Posteriormente iniciou se um processo de sedentarização , começaram a dominar técnicas rudimentares de agricultura e domestificação de animais.
A partir dos instantes em que o homem sedentarizou, podemos registar o inicio da luta pela posse de terras.
Muitos povos utilizavam a atividade física para vários fins:
Os chineses utilizavam a actividade fisica voltadas para saude além do caráter guerreiro, preocupavam muito com hábitos higiênicos, com a postura correta, com a ginástica curativa, com a massagem e com a prática dos exercícios físicos, que consideravam de vital importância para o homem.
Os hindus (Índia) tinham como prática principal a Yoga, trabalhava bastante a respiração, a qual não estava voltada só para o físico, mas também para a parte intelectual, emocional e espiritual.
Os egípcios entre os costumes egípcios estavam os exercicios gímnicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como:equilibrio, força, flexibilidade e resistência.
Os gregos, –Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social,como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos helênicos - fundamentalmente os Jogos Olimpicos.
. Os seus atletas eram considerados exemplos a serem seguidos pelas pessoas e a preparação física fazia parte da educação dos jovens.
Os romanos – enquanto os gregos eram voltados para a arte, a educação, ao

Relacionados