7098 23663 1 PB

2016 palavras 9 páginas
Revista Espaço Acadêmico, nº 97, junho de 2009 http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/index A metodologia da pesquisa em sociolingüística variacionista
Renata Lívia de Araújo Santos∗
Metodologia: um caminho para resultados possíveis
Realizar pesquisas científicas não é nada fácil. Muitos são os obstáculos que surgem ao longo do caminho. Porém, há procedimentos que, quando bem utilizados, contribuem para a realização de uma pesquisa científica de qualidade.
Toda pesquisa é regida por, pelo menos, uma teoria científica. Para cada teoria, há procedimentos metodológicos que são os caminhos adequados a serem seguidos em busca de resultados mais fidedignos possíveis. Portanto, a metodologia é um conjunto de regras que facilita a condução da pesquisa a fim de que os resultados alcançados sejam coerentes aos pressupostos teóricos.
Desse modo, acreditamos que para se discutir os fundamentos metodológicos, devemos antes abordar os princípios teóricos, uma vez que não há metodologia sem os pressupostos de uma teoria. Tentaremos, na verdade, conduzir uma discussão sobre a fundamentação teórica da metodologia.
Portanto, tendo em vista que há procedimentos metodológicos que guiam e interferem em uma observação para que essa seja de qualidade e confiabilidade, selecionamos a metodologia da Sociolingüística, mais especificamente da Teoria da Variação, como base para a discussão por reconhecermos a importância de trabalhos quantitativos que utilizam dados que refletem o uso da língua em um contexto social heterogêneo.
Uma fundamentação teórica da metodologia da Sociolingüística Variacionista
A Sociolingüística Variacionista estuda a língua em uso em uma comunidade lingüística. Essa língua é heterogênea, ou seja, não é falada da mesma forma por todos os membros da comunidade. Cada comunidade de fala possui características lingüísticas que a distingue das outras. Acredita-se que “nenhum indivíduo na verdade fala uma língua, nem o espanhol, nem o português, nem o

Relacionados