7077036486

28219 palavras 113 páginas
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
Mercado de Capitais
Profa. MS.c Cláudia Brazil Marques

MERCADO DE CAPITAIS
Semana 1 – Origem da Moeda e Intermediação Financeira
Histórico e evolução da moeda.
COMPETÊNCIAS (DCN, artigo 4º)

C4- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
PERFIS (DCN, artigo 3º)

P7- Ser capaz de desenvolver a aptidão de adaptabilidade contextualizada no trato das situações diversas presentes ou emergentes.
Problema 1- Qual o processo histórico e a evolução da moeda?

Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem "curso forçado".
Antes da existência da moeda, o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-se por escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria
(economia de trocas). É fácil imaginar os transtornos trazidos por tal mecanismo. Se alguém tivesse a mercadoria sal em excesso e precisasse troca por outra (por exemplo, carne), precisaria primeiro localizar alguém que tivesse carne em excesso e desejasse sal, e, em seguida, teria de resolver o problema das quantidades e divisibilidade: quanto de sal seria necessário para comprar um boi? E se a pessoa precisasse de apenas meio boi?
Com a evolução da sociedade, certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos, por suas características peculiares ou pelo próprio fato de serem escassas. Por exemplo, o sal, que por ser escasso era aceito na Roma Antiga como moeda. Em diversas épocas e locais diferentes, outros bens assumiram idêntica função. Portanto, a moeda mercadoria constitui a forma mais

Relacionados