70351416/43

1104 palavras 5 páginas
ATIVIDADE SEGUNDA SEMANA
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
POLÓ MOSSORÓ
FRANCISCA RUSSE DE SOUZA COSTA

1 – Que problemas microeconômicos e macroeconômicos têm sido destacados pelos noticiários nos últimos dias?
Os jornais televisivos abriram o noticiário nos últimos dias com o seguinte tema: Os países emergentes como o Brasil podem ajudar a Europa?
Uma crise mundial que começou há três anos esta mudando todo o cenário econômico, uma vez que todos os países europeus tiveram saltos na divida dos governos. Para se ter uma idéia, a Irlanda saltou de uma divida de 25% para 114%. Isso complica a vida de todos. Inclusive o gasto público tem de ser contido. Quem enfrenta esse surendividamento, como Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Irlanda, quer que os países emergentes que reservas cambiais altas comprem mais títulos desses países europeus. Principalmente eles estão de olho bem aberto nos trilhões da China.
O mesmo jornal destaca que não há sinais de que a crise está derrubando a inflação. Segundo a comentarista, o BC disse na última ata do Copom que a economia do mundo ira crescer menos e que isso poderia derrubar preços, mas até agora não há sinais de que a crise está derrubando a inflação, pelo contrário, o noticiário mostrou serviços aumentando muito, alimentos e outros produtos estão ficando mais caros. Uma das razões é que secas e enchentes estão reduzindo a produção mundial de alguns alimentos, como trigo e milho.
2 – O turismo pode ser considerado um bem supérfluo? Justifique sua resposta.
O turismo atualmente é um dos setores que se destaca, pois com o fornecimento de serviços se tornou indispensável para o desenvolvimento socioeconômico, portanto o turismo não é um bem supérfluo.
Nesse ramo o movimento financeiro é bastante expressivo, pois o fenômeno do consumo turístico se tornou uma das forças econômicas mais importantes do mundo.
Hoje o turismo é totalmente amplo, surgindo a cada instante, novas maneiras de se trabalhar essa indústria que funciona a

Relacionados