7 Relatorio de fisica experimental ufc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ








RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA NÚMERO 7









ALUNA:
MATRÍCULA:


FORTALEZA/CE
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Centro deTecnologia
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina de Física Experimental 2º Semestre
























Objetivos
Determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.

Material Utilizado
Cano de PVC com êmbolo;
Diapasão de freqüência conhecida;
Martelo de borracha;
Fita métrica;
Trena;Introdução
Podemos afirmar que o som nada mais é do à propagação de uma frente de compressão, ou melhor, uma onda mecânica de forma longitudinal e possui a forma circuncêntrica em meios materiais.
Para entendermos melhor o que é uma onda, primeiro devemos deixar claro algumas definições.
Onda: é a variação periódica de uma grandeza física.
Crista: Pontos de maior intensidade, otopo da onda.
Vale: Pontos de menor intensidade da onda.

A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ).

Para ser percebida pelo ser humano o som precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar usando freqüências audíveis peloouvido humano que ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.
A velocidade esta relacionada especialmente com a freqüência e o comprimento da onda sonora, como elas devem ser periódicas, é válida a relação da velocidade de propagação.
A velocidade da propagação da onda depende de duas características do meio:Densidade: refere-se à quantidade de massa existente em uma porção unitária do meio. É medida em kg/m, kg/m2, ou kg/m3.
Elasticidade: toda vez que uma parte do meio é deslocada de sua posição de equilíbrio ou repouso por um agente externo, surge uma força que tende a trazer essa parte para a posição inicial.
Em uma superfície, se o meio é homogêneo e a velocidade de propagação é igual em todas asdireções, as ondas serão circulares e suas frentes estarão separadas por um comprimento de onda ( ).
Para esta pratrica, usamos um fenômeno físico chamado de ressonância acústica.
A Ressonância Acústica é gerada quando uma fonte emite um som de freqüência igual à frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância, ocorre uma espécie de amplificação dosom, aumentando a intensidade deste.
Procedimento
O procedimento é composto das seguintes fases:
Anotar a freqüência do diapasão (F).
Golpeie o diapasão com o martelo de borracha e coloque vibrando perto do seu ouvido para que possa identificar seu som.
Golpeie novamente o diapasão e o coloque vibrando perto da boca do cano de PVC.
Mantendo o diapasão vibrando na boca do cano, movimenteo êmbolo de modo a aumentar o comprimento da coluna de ar no cano. Fique atento à intensidade sonora. Quando a intensidade atingir um máximo meça o comprimento que o êmbolo foi deslocado (H1). Cada integrante deverá medir uma vez, obtendo assim três medidas independentes.
Mantendo o diapasão vibrando na boca do cano, novamente, movimente o êmbolo para aumentar a coluna de ar no cano. Fiqueatento à intensidade sonora de modo a obter o segundo máximo sonoro (H2). Meça o comprimento e depois cada integrante deverá medir uma vez, obtendo assim três medidas independentes.
Repita de novo procedimento cinco de modo a obter um terceiro máximo sonoro. E novamente com cada integrante obtendo uma medida independente.
Anote a temperatura ambiente (Ta);
Meça o comprimento máximo da coluna...
tracking img