7 passos par elaborar um planejameno

617 palavras 3 páginas
7 passos para elaborar o planejamento da sua empresa neste ano
1 - Atenção às perspectivas de mercado. Saber interpretar o ambiente econômico significa vantagem competitiva para o empreendedor. Para 2013, o poder de consumo da chamada
“nova classe média” deve apresentar-se mais uma vez importante. Há também os segmentos que devem reagir bem no ano, como turismo, educação e estética.
2 - Faça um bom planejamento. Com a profissionalização do mercado brasileiro, que ano após ano ganha relevância no cenário internacional, a concorrência se intensifica em todos os setores e, em 2013, não será diferente. Portanto, para acessar novas oportunidades de negócios ou ampliações, os empresários de micro e pequena empresa precisam planejar os seus negócios, esquecendo o comportamento das iniciativas pouco estruturadas e investir na inteligência competitiva e no diferencial. O planejamento de negócios significa pensar e trabalhar o que fazer sobre algo no futuro, melhorando a capacidade de geração de renda.
Planejar a micro ou pequena empresa também envolve, entre outras coisas, previsão dos custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de caixa.
3 - Procure administrar o capital de giro. É comum que a intensificação das vendas provocada pelo período de final do ano e o consequente volume de recursos gerados no saldo da conta corrente da empresa criem uma falsa sensação de lucratividade. Isso faz com que o empresário promova as retiradas, a título de pró-labore, acima do permitido, o que gera sérias dificuldades nos meses subsequentes para o cumprimento dos compromissos junto aos fornecedores. 4 - Recomece logo nos primeiros dias do ano. Demorar em retomar o comando e o ritmo de sua empresa após o período de relaxamento proporcionado pelas festas de final de ano pode ser prejudicial ao negócio. É preciso redobrar a vigilância sobre o mercado desde o início e se impor novos desafios, que vão desde a gestão do negócio até a busca de novas

Relacionados

  • Guia amostragem agua
    39353 palavras | 158 páginas
  • Preservar com ou sem presença humana: a problemática ambiental no contexto de áreas protegidas
    179806 palavras | 720 páginas