7,lçkmkljknkjnjnkjnk

314 palavras 2 páginas
No capitulo 05 de autor Jorge trindade apontam as características e conceitos básicos da personalidade para os operadores de Direito. Conforme o autor a personalidade é um conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo e com o meio, numa equação de fatores hereditários vivenciais.
A personalidade esta fundamentada numa construção que se inicia quando criança com suas experiências dos primeiros anos de vida, esta é a base muito importante para a construção da personalidade, mesmo assim a personalidade esta sempre em transformação.
Para Freud a personalidade é apenas uma parte do aparelho psíquico e diz que as ciências patológicas demonstram a relação entre as emoções e o funcionamento cerebral. Em 1900 Freud criou a primeira concepção do aparelho psíquico que recebeu o nome de PRIMEIRA TOPICA é o dividiu em três sistemas:
O inconsciente que é o representante dos instintos e das pulsões. Entende que ele é a parte escura lá fica guardado os conteúdos mentais censurados, é a parte do aparelho psíquico que se sente incapaz de lidar com as emoções.
O pré-consciente, esta ligado ao inconsciente e a realidade, ele funciona como um arquivo que guarda lembranças antigas, ou ate mesmo conteúdo inconsciente ameaçador.
O Consciente, esta localizado entre o limite do mundo externo e interno onde a função é recepcionar as informações.
Em 1920 Freud criou outro modelo do aparelho psíquico que recebeu o nome SEGUNDO TOPICA e também a dividiu em três instancias:
O id: d seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões -instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo.
O ego
O superego

Relacionados