7 Habitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Sete Hábitos
Introdução

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”.
ARISTÓTELES

Os Sete Hábitos distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas daquelas que fracassam ou precisam sacrificar o equilíbrio e a felicidade para ter êxito. Com isso, o livro foge do convencional em obras sobre administração e propõe a síntesedefinitiva entre eficácia profissional e satisfação pessoal.
Criada com o intuito de garantir sucesso no ambiente de negócios, também é utilizada como uma filosofia de vida.
Em harmonia com as leis naturais do crescimento, os hábitos abordam de modo progressivo, sequencial e altamente integrado o desenvolvimento da eficácia pessoal e interpessoal.
Um hábito é a interseção entre o conhecimento, ahabilidade e o desejo. O conhecimento é o que e porque fazer, a habilidade é como fazer e o desejo é querer fazer. São uma abordagem integrada que passa da dependência (um cuida do outro) para independência (cada um cuida de si) e finalmente a interdependência (um ajuda ao outro).
Assim como o nome diz, a ideologia traz sete primordiais hábitos. Desses, os três primeiros tratam da independência, oshábitos 4, 5 e 6, tratam da interdependência, e o sétimo, da renovação.
Os sete hábitos estão em harmonia com a lei natural que Covey (autor) chama de “Equilíbrio P/CP”, onde o P representa a produção dos resultados desejados e CP indica a capacidade de produção, os bens ou os meios. Os bens podem ser físicos; financeiros, tais como o equilíbrio entre o capital (CP) e o interesse (P); e humanos,tais como o equilíbrio entre o treinamento (CP) e o horário das reuniões (P).
É considerado pelo o autor como uma quebra dos paradigmas, na medida em que os tais hábitos precisam ser adotados para alcançar o sucesso e a felicidade duradoura. Tanto a Ética da Personalidade quanto a do Caráter são exemplo de paradigmas sociais.
A Ética do Caráter: Ensina que existem princípios básicos para umavida proveitosa, e que as pessoas só podem conquistar o verdadeiro sucesso e a felicidade duradoura quando aprendem a integrar estes princípios a seu caráter básico.
A Ética da Personalidade: Esta Ética da Personalidade trilha dois caminhos básicos: um deles é o das técnicas nas relações públicas e humanas e o outro uma atitude mental positiva (AMP).




1.1. Hábito 1: Seja Pró-ativo
Visãopessoal

Implica ser responsável por sua vida. Pessoas pró-ativas deixam seus valores selecionados, internalizados e cuidadosamente pensados dizer como responder.
A proatividade se baseia no dom exclusivamente humano da autoconsciência.
Apesar da palavra proatividade ser atualmente muito comum nos livros sobre administração, trata-se de um termo que não encontraremos na maioria dos dicionários.Ela significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam.
Pessoas superproativasacostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento nas circunstâncias, condições ou condicionamentos. Seu comportamento é produto de sua própria escolha consciente, baseada em valores, e não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos.











1.2. Hábito 2: Liderança Pessoal
Comece o objetivo em mente.

Começar com o objetivo na mente significacomeçar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora, e dar os passos sempre na direção correta.
Todas as coisas são criadas duas vezes – há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação. O Hábito 2 se baseia em princípios de liderança pessoal, o que significa que a liderança é a primeira...
tracking img