7 Guerreiraas 1

1173 palavras 5 páginas
Luiza Alzira Soriano
Luiza Alzira Soriano Teixeira nasceu no dia 29 de abril de 1897, em Jardim de Angicos, Rio Grande do Norte. Casou-se em 29 de abril de 1914, ao completar 17 anos, com Thomaz Soriano de Souza Filho, jovem Promotor pernambucano, com quem teve três filhas, tendo ficado viúva aos vinte e dois anos. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições para Prefeito, pelo Partido Republicano, no Município de Lages, Rio Grande do Norte, com Sérvulo Pires Neto Galvão, vencendo o referido Pleito com 60% dos votos. Tomou posse em 1º de janeiro de 1929, tendo, assim, se tornando primeira Prefeita eleita no Brasil e na América do Sul. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas. Em 1947, voltou a exercer um mandato de Vereadora do Município de Jardim de Angicos, cargo para o qual foi eleita três vezes pela União Democrática Nacionalista - UDN.

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga é considerada por todos os historiadores como o maior nome feminino da música brasileira. A artista e os músicos Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Anacleto de Medeiros formam os quatros pilares da história da MPB. Conheça um pouco da vida e da obra dessa vibrante compositora e pianista no Nossa Música deste sábado (25), às 19h. O primeiro sucesso de Chiquinha foi a polca "Atraente", de 1877. Grande adepta do abolicionismo e do movimento republicano, num período em que a política não era assunto de mulher. Mas, ainda assim, pode ser considerada a precursora do feminismo, tendo produzido uma obra vasta como ninguém em seu tempo. Por ter sido craque na música dançante, e a primeira mulher a se impor ao mundo musical, tão masculino na época, Chiquinha Gonzaga se fez uma personagem importante na história musical brasileira.

Ana Lins
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina nasceu em Goiás em 20 de agosto de 1889 e faleceu em Goiânia em 10 de abril de 1985. Escreveu

Relacionados