6Sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FERRAMENTAS DOS SEIS SIGMAS
* Quality Function Deployment (QFD) – é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidos do consumidor e os avalia emuma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidos essenciais e números mais baixos correspondendo aos bons de ter. Então, várias opções de design são listadas e avaliadas em suashabilidades de atender as necessidades do consumidor. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
* Diagramas de espinha de peixe (Diagramade Ishikawa) – no Seis Sigma, todos os efeitos são resultados de entradas específicas. Essa relação de causa e efeito pode ser esclarecida seja utilizando um diagrama de espinha de peixe ou uma matrizde causa e efeito (veja abaixo). O diagrama de espinha de peixe ajuda a identificar quais variáveis de entrada devem ser estudadas posteriormente. O diagrama completo se parece com um esqueleto depeixe (de onde vem o nome). Para criar um diagrama de espinha de peixe, deve-se começar com o problema de interesse, a cabeça do peixe. Então, deve-se desenhar a espinha e, saindo da espinha, seis ossosnos quais devem ser listadas as variáveis de entrada que afetam o problema. Cada osso é reservado para uma categoria específica de variável de entrada, como mostrado abaixo. Após listar todas asvariáveis de entrada em suas respectivas categorias, uma equipe de experts analisa o diagrama e identifica duas ou três variáveis de entrada que podem ser a fonte do problema. Obs.: É a ferramenta maisutilizada na identificação de possíveis causas raízes
 
* Matriz de causa e efeito (C&E) – a matriz C&E é uma extensão do diagrama de espinha de peixe. Ela ajuda as equipes do Seis Sigma aidentificarem, explorarem e exibirem graficamente todas as causas possíveis relacionadas a um problema e assim, procurarem a raiz. É normalmente usada na fase de medição da metodologia DMAIC.
*...
tracking img